UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS PRODUZIDA E IMPLEMENTADA DIANTE DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Margarida Paulino de Cerqueira Pinto Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar os pontos de convergência de uma sequência didática de gêneros, elaborada e implementada em uma sala de aula do sexto ano do Ensino Fundamental, com os procedimentos teórico-metodológicos propostos pela vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo; bem como os pontos de adaptação, realizados em decorrência da situação social imediata que direcionou a produção da sequência e do contexto de implementação. A premissa é a de que devido ao contexto específico educacional brasileiro as modificações, inclusões, transformações no esquema original proposto pelo Grupo de Genebra são naturais e comuns. Os resultados das análises demonstram que o esquema original, criado pelo ISD, é o norte de nossa sequência didática de gêneros, visto que os princípios epistemológicos são os mesmos, mas alguns módulos e atividades ampliam a estrutura para atender aos objetivos docentes e realidade dos alunos participantes da implementação.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Docente do Curso de Letras, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN-UENP) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UENP).

Margarida Paulino de Cerqueira Pinto, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Mestre em Letras. Professora da Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED).

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN