MATERIAL DIDÁTICO: EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCATIVO DO TOUR VIRTUAL E DO CENÁRIO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

Resumo

O artigo destaca o uso dos materiais didáticos digitais, como o Tour Virtual e os Cenários Virtuais de Aprendizagem, visando estimular a aprendizagem ativa dos alunos. Com base em abordagens construtivistas, enfatiza-se a importância da interação dos alunos na construção do conhecimento. Dessa forma, temos como objetivo evidenciar como os Tours Virtuais e os Cenários Virtuais de Aprendizagem podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Como procedimento metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa autobiográfica, sendo a análise compreensiva-interpretativa da narrativa autobiográfica na produção de um material didático-digital. Por meio dessa narrativa, percebe-se que os materiais didáticos digitais desenvolvem uma abordagem dinâmica e interativa ao aprendizado, promovendo a compreensão de conceitos complexos e estimulando o pensamento crítico dos alunos. A flexibilidade na produção desses materiais é essencial para atender às necessidades pedagógicas e adaptar-se aos contextos educacionais contemporâneos, proporcionando uma prática pedagógica mais interativa, flexível e adaptada às realidades dos estudantes. Logo, conclui-se que a utilização estratégica e intencional desses recursos representa uma evolução na forma como o conhecimento é compartilhado, abrindo novas perspectivas para uma aprendizagem significativa e envolvente.

Biografia do Autor

Dionei de Souza Lessa

Programa de Pós-Graduação em Ensino, Rede Nordeste de Ensino-RENOEN, Universidade Federal de Sergipe.

Lilian Cristina Fonseca Menezes

Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED, Universidade Federal de Sergipe.

Anne Alilma Silva Souza Ferrete

Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED, Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN