MATERIAL DIDÁTICO: EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCATIVO DO TOUR VIRTUAL E DO CENÁRIO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Resumo
O artigo destaca o uso dos materiais didáticos digitais, como o Tour Virtual e os Cenários Virtuais de Aprendizagem, visando estimular a aprendizagem ativa dos alunos. Com base em abordagens construtivistas, enfatiza-se a importância da interação dos alunos na construção do conhecimento. Dessa forma, temos como objetivo evidenciar como os Tours Virtuais e os Cenários Virtuais de Aprendizagem podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Como procedimento metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa autobiográfica, sendo a análise compreensiva-interpretativa da narrativa autobiográfica na produção de um material didático-digital. Por meio dessa narrativa, percebe-se que os materiais didáticos digitais desenvolvem uma abordagem dinâmica e interativa ao aprendizado, promovendo a compreensão de conceitos complexos e estimulando o pensamento crítico dos alunos. A flexibilidade na produção desses materiais é essencial para atender às necessidades pedagógicas e adaptar-se aos contextos educacionais contemporâneos, proporcionando uma prática pedagógica mais interativa, flexível e adaptada às realidades dos estudantes. Logo, conclui-se que a utilização estratégica e intencional desses recursos representa uma evolução na forma como o conhecimento é compartilhado, abrindo novas perspectivas para uma aprendizagem significativa e envolvente.