MAPAS MENTAIS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida a partir de um curso de formação continuada realizado com 13 professoras que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Pato Branco/PR. O curso, desenvolvido no formato de oficina pedagógica, teve como finalidade fomentar investigações, debates, reflexões e a consolidação do conceito de fração e seus significados de modo a criar um espaço de formação matemática utilizando o mapa mental como um instrumento avaliativo do conhecimento construído durante as investigações realizadas na oficina. Assim, este artigo explora a viabilidade de empregar mapas mentais como instrumentos de avaliação seguindo os critérios propostos por Correia e Nardi (2019) com base na análise de cinco mapas construídos pelas participantes da pesquisa. A análise mostrou que os mapas mentais se constituíram como uma importante ferramenta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Alguns dos mapas elaborados pelas participantes demonstraram grande aproximação com os mapas conceituais. Além disso, a análise dos mapas revelou que duas das professoras participantes mostraram uma habilidade superior na elaboração, em comparação com as outras duas. Essa diferença se refletiu na construção de significados de forma mais satisfatória.