ELABORAÇÃO DE UMA CALCULADORA ON-LINE DE SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES 3X3 PARA ESTÍMULO DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA PARA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Alexandre Saron
  • Aline Fernanda Ponzani
  • Karin Pfannemuller Gomes
  • Adilson Konrad

Resumo

Indicadores nacionais e internacionais evidenciam que a população brasileira, apresenta deficiência no processo de ensino - aprendizagem de matemática. No curso superior de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (TADS), a aprendizagem em Algoritmos, Programação, Estrutura de Dados, dentre outras, é facilitada quando o estudante possui conhecimentos prévios de Matemática para a Tecnologia da Informação sendo esta, muitas vezes, uma disciplina presente neste curso, que aborda conceitos fundamentais e específicos matemáticos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um site para auxiliar o processo ensino – aprendizagem de sistemas de equações lineares 3x3 utilizando as linguagens HTML, CSS e Java Script. O algoritmo idealizado para a calculadora desenvolvida foi elaborado para a resolução de Sistema Possível e Determinado (SPD) utilizando o conceito da Regra de Cramer, cuja resolução ocorre por matriz e determinantes. No aplicativo idealizado, o usuário obtém os valores das incógnitas de um sistema 3x3 e poderá visualizar todo o processo de cálculo, de forma dinâmica e ilustrativa. Para aprendizes interessados em aprofundar conhecimentos no assunto, foram disponibilizados links com textos de aplicação para tecnologia de informação. O uso desta ferramenta foi trabalhado na disciplina de Matemática para Tecnologia da Informação no primeiro semestre de 2023 do curso. A avaliação dos alunos usuários evidenciou a importância de aplicações práticas na abordagem de conceitos teóricos como muito positiva, relatando o fato de ver a aplicação prática de uma abordagem da matemática no curso que realizam. Foi perceptível que a aplicação gerou motivação e facilitação da aprendizagem.

Biografia do Autor

Alexandre Saron

Professor Doutor, Centro Universitário Senac.

Aline Fernanda Ponzani

Aluna do curso TADS do Centro Universitário Senac.

Karin Pfannemuller Gomes

Professora Mestre, Centro Universitário Senac.

Adilson Konrad

Professor Mestre, Centro Universitário Senac.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN