EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR: EFEITOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE EVASÃO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES EM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Ana Maria de Sena
  • Mara Fernanda Parisoto
  • Ana Julia Viola Goulart
  • Luciana Paula Vieira de Castro
  • Arthur William de Brito Bergold
  • Wilson de Aguiar Beninca

Resumo

A evasão escolar no Ensino Superior representa um dos maiores desafios educacionais que possivelmente se agravou com a pandemia de Covid-19. Para que tal problemática seja compreendida e minimizada, faz-se necessário investigar quais motivos influenciam a ocorrência de evasão escolar nesse nível de ensino, para além das dificuldades da pandemia O presente artigo busca analisar os impactos socioeducacionais da pandemia na formação de professores, investigando a evasão antes e durante a pandemia, por meio das análises de frequência conforme as categorias a priori do próprio material, possibilitando a investigação da ocorrência de evasão e permanência dos estudantes nos cursos de licenciatura em áreas das ciências naturais e matemática. Assim, os dados foram quantificados para o cálculo das taxas de evasão e permanência de dois períodos, sendo um anterior a pandemia (2016-2019) e outro durante a pandemia (2020-2022). O abandono institucional assim como o cancelamento de matrícula a pedido do aluno representa os maiores índices de evasão em todos os anos analisados, mas as causas da evasão no ensino superior também podem estar relacionadas a fatores externos ao ambiente acadêmico. Desta forma, apenas com os dados analisados não podemos aferir que, mesmo com seus impactos em todas as áreas de formação, esse fenômeno de evasão institucional se deu unicamente devido a pandemia, mas se potencializou a partir dela.

Biografia do Autor

Ana Maria de Sena

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE), Setor Palotina, PR, Brasil.

Mara Fernanda Parisoto

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Engenharias e Exatas, Setor Palotina, PR, Brasil.

Ana Julia Viola Goulart

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Graduanda em Licenciatura em Ciências Exatas, Setor Palotina, PR, Brasil.

Luciana Paula Vieira de Castro

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Engenharias e Exatas, Setor Palotina, PR, Brasil.

Arthur William de Brito Bergold

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Engenharias e Exatas, Setor Palotina, PR, Brasil.

Wilson de Aguiar Beninca

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Engenharias e Exatas, Setor Palotina, PR, Brasil.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN