“ESTRELAS ALÉM DO TEMPO”: DIÁLOGOS DE GÊNERO, RAÇA, CIÊNCIA E ARTE CINEMATOGRÁFICA NA ESCOLA
Resumo
A arte cinematográfica é uma ferramenta de comunicação, suas imagens e enredos podem estimular reflexões, trazer para quem está do outro lado da tela a possibilidade de ocupar um espaço que não é ocupado pelo indivíduo. Assim, relacionar gênero, raça, ciência e cinema na escola nos levou ao filme “Estrelas além do tempo”. Elaboramos a seguinte questão de pesquisa: como os discursos do filme “Estrelas além do tempo” podem contribuir para as discussões raciais e de gênero na ciência em aulas de Ciências? O objetivo desta pesquisa é o de analisar os discursos raciais e de gênero no filme, a fim de visibilizar as possibilidades discursivas de gênero e raça na ciência para a proposição de práticas pedagógicas dialógicas em aulas de Ciências. O filme nos possibilitou a elaboração de uma proposta pedagógica que discute: racismo estrutural e institucional; racismo em relação às mulheres; e a ciência como um ambiente hostil para as mulheres e pessoas negras. Essa proposição fortalece práticas antirracistas e a efetivação da Lei 10.639/2003 no ensino de Ciências.