PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA COMPUTAÇÃO PARA O ENSINO DE SUAS ÁREAS

Autores

  • Fernando Accorsi
  • Marinez Meneghello Passos
  • Sergio de Mello Arruda

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação que procurou evidenciar as percepções dos professores do Ensino Médio sobre as contribuições da computação para o ensino de suas áreas. Percepções que podem impactar na formação de professores para a implantação das normas da Computação na Educação Básica em complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com questões abertas aplicado a nove professores do núcleo comum do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio de uma instituição pública federal no estado do Paraná. Para a organização e interpretação dos dados empregamos a Análise Textual Discursiva (ATD) com categorias emergentes. Por meio da análise dos textos das respostas, foram evidenciadas as percepções dos professores quanto à identificação de poucos conteúdos de computação em sua formação para o ensino, à grande contribuição da área para a pesquisa e à forte associação do termo computação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os indícios da percepção dos professores sobre a computação como TDIC sugere um distanciamento conceitual do que se pretende com o eixo Pensamento Computacional presente na BNCC da Computação.

Biografia do Autor

Fernando Accorsi

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM). Docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Marinez Meneghello Passos

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.  Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil. Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM).

Sergio de Mello Arruda

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).  Professor sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professor visitante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.  Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM).

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN