ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR PRECEPTOR E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO RESIDENTE DE MATEMÁTICA

Autores

  • Andresa Maria Justulin

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as atribuições de três professoras preceptoras do Programa Residência Pedagógica, e seu papel na formação profissional dos residentes. A pesquisa desenvolvida, de abordagem qualitativa, pautou-se nos quatro saberes do professor: da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais. As participantes da pesquisa foram três professoras preceptoras de um núcleo de Matemática de uma universidade do norte do Paraná. O instrumento de pesquisa foi um questionário composto por cinco questões, que tratavam das atribuições do professor preceptor e seu papel na formação dos residentes, tomadas como categorias a priori. As respostas foram analisadas segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram contribuições relacionadas ao desenvolvimento de saberes do professor, com destaque para os experienciais. A partir do contato com a escola-campo e com as professoras-preceptoras evidencia-se que os residentes conhecem melhor a realidade, os desafios e as possibilidades de ensinar matemática. Tal vivência contribui com sua profissionalidade docente por meio de reflexões sobre a prática e a teoria apresentada na universidade.

Biografia do Autor

Andresa Maria Justulin

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Rio Claro. Docente do Departamento Acadêmico da Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Cornélio Procópio.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN