ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR PRECEPTOR E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO RESIDENTE DE MATEMÁTICA
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as atribuições de três professoras preceptoras do Programa Residência Pedagógica, e seu papel na formação profissional dos residentes. A pesquisa desenvolvida, de abordagem qualitativa, pautou-se nos quatro saberes do professor: da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais. As participantes da pesquisa foram três professoras preceptoras de um núcleo de Matemática de uma universidade do norte do Paraná. O instrumento de pesquisa foi um questionário composto por cinco questões, que tratavam das atribuições do professor preceptor e seu papel na formação dos residentes, tomadas como categorias a priori. As respostas foram analisadas segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram contribuições relacionadas ao desenvolvimento de saberes do professor, com destaque para os experienciais. A partir do contato com a escola-campo e com as professoras-preceptoras evidencia-se que os residentes conhecem melhor a realidade, os desafios e as possibilidades de ensinar matemática. Tal vivência contribui com sua profissionalidade docente por meio de reflexões sobre a prática e a teoria apresentada na universidade.