PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E A PRODUÇÃO DE ARTEFATOS E SABERES COMPARTILHADOS EM CADEIA CRIATIVA
Resumo
O presente artigo constitui um recorte da pesquisa de doutorado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEduMat, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, já finalizada, tendo, como objetivo central, investigar como a prática criadora, desenvolvida com professoras que ensinam Matemática, no contexto da Educação Especial, pode propiciar a práxis inclusiva. Discorre-se sobre os aspectos conceituais relacionados à Cadeia Criativa, prática criadora e práxis, articulando-se a Educação Matemática no contexto da Educação Especial, ancorando-se a uma perspectiva inclusiva. Em virtude do cenário imposto pela pandemia da COVID – 19, a pesquisa de campo ocorreu por meio de oficinas virtuais, desenvolvidas com a participação de professoras que ensinam Matemática no Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo realizadas em parceria com o Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática – FORMEM. Realizou-se a análise dos dados, a partir da técnica de leitura interpretativa-compreensiva, com base na transcrição dos diálogos virtuais face a face. O estudo revela a importância da ação crítica, reflexiva, subversiva/responsável e transformadora das professoras, no processo de produção de artefatos e saberes compartilhados em Cadeia Criativa.