O NOVO PLANO DE CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Flávio Massami Martins Ruckstadter Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Mateus Forcella Biagini
  • Luana Carla dos Santos

Resumo

Este texto apresenta os resultados parciais de um estudo que tem como objetivo analisar alguns dos impactos na formação dos professores causados pela implementação do decreto 66.794, no ano de 2022, na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Dentre outras questões, o decreto criou a obrigatoriedade de que os docentes realizem ao menos dois cursos na escola de formação da própria rede, chamada de Escola de Formação de Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza (EFAPE). Diante disso, a pergunta que norteou este estudo foi: “Quais interesses podem ser identificados a partir das formações provindas da EFAPE?”. Com base na metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, analisou-se os decretos, leis complementares e resoluções da formação continuada por meio da EFAPE. Foi possível verificar que tais cursos controlam a formação dos professores e os conteúdos a serem transmitidos aos estudantes, enfatizando um ensino de formação unilateral, destinado a suprir as demandas do mercado de trabalho, dentro de uma sociedade capitalista.

Biografia do Autor

Flávio Massami Martins Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor Associado do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Jacarezinho (UENP).

Mateus Forcella Biagini

Professor de História na Educação Básica. Mestrando em Educação na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Jacarezinho (UENP).

Luana Carla dos Santos

Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Mestranda em Educação na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Jacarezinho (UENP).

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN