O ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS: PROMOÇÃO CONCEPTUAL DOS ALUNOS NO 1.º E 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO
Resumo
As Ciências assumem um papel crucial na educação, desde os primeiros anos de escolaridade, contribuindo para a formação de cidadãos ativos e criativos. Este estudo procura evidenciar a necessidade de adotar o Ensino Experimental das Ciências como um método de ensino preferencial nas práticas educativas, assumindo-se este como um aliado no processo de ensino e de aprendizagem. Pretendeu-se promover a construção e a ampliação de conhecimentos acerca dos seres vivos, nomeadamente das plantas, através da prática de um Ensino Experimental das Ciências, numa turma de 3.º e 5.º anos de escolaridade, de forma a responder à seguinte questão: Em que medida é que o Ensino Experimental das Ciências, em todas as suas vertentes, promove a evolução conceptual do aluno?. Recorreu-se a uma abordagem de investigação-ação, a qual se apresenta como uma espiral autorreflexiva de ciclos de planificação, ação, observação e reflexão. O estudo desenvolveu-se em três momentos fundamentais: aplicação de um pré-teste; desenvolvimento de diversas atividades; e aplicação de um pós-teste. A análise dos resultados focou-se na análise de conteúdo das respostas dos alunos ao pré e pós-teste, bem como a sua posterior comparação; e, na análise das produções dos alunos, realizadas ao longo do desenvolvimento do estudo. Os resultados sugerem que houve uma evolução conceptual dos alunos, assumindo-se o Ensino Experimental das Ciências como um meio facilitador do processo de ensino e de aprendizagem, já que permite a promoção de atividades onde os alunos assumem um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento.