O ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS: PROMOÇÃO CONCEPTUAL DOS ALUNOS NO 1.º E 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Elsa Pereira
  • Fernando Guimarães Universidade do Minho
  • Rodrigo de Souza Poletto Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

As Ciências assumem um papel crucial na educação, desde os primeiros anos de escolaridade, contribuindo para a formação de cidadãos ativos e criativos. Este estudo procura evidenciar a necessidade de adotar o Ensino Experimental das Ciências como um método de ensino preferencial nas práticas educativas, assumindo-se este como um aliado no processo de ensino e de aprendizagem. Pretendeu-se promover a construção e a ampliação de conhecimentos acerca dos seres vivos, nomeadamente das plantas, através da prática de um Ensino Experimental das Ciências, numa turma de 3.º e 5.º anos de escolaridade, de forma a responder à seguinte questão: Em que medida é que o Ensino Experimental das Ciências, em todas as suas vertentes, promove a evolução conceptual do aluno?. Recorreu-se a uma abordagem de investigação-ação, a qual se apresenta como uma espiral autorreflexiva de ciclos de planificação, ação, observação e reflexão. O estudo desenvolveu-se em três momentos fundamentais: aplicação de um pré-teste; desenvolvimento de diversas atividades; e aplicação de um pós-teste. A análise dos resultados focou-se na análise de conteúdo das respostas dos alunos ao pré e pós-teste, bem como a sua posterior comparação; e, na análise das produções dos alunos, realizadas ao longo do desenvolvimento do estudo. Os resultados sugerem que houve uma evolução conceptual dos alunos, assumindo-se o Ensino Experimental das Ciências como um meio facilitador do processo de ensino e de aprendizagem, já que permite a promoção de atividades onde os alunos assumem um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento.

Biografia do Autor

Elsa Pereira

Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Portugal) – Professora do Ensino Básico.

Fernando Guimarães, Universidade do Minho

Doutor em Estudos da Criança, professor auxiliar da Universidade do Minho e investigador do CIEC (Portugal).

Rodrigo de Souza Poletto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor e Mestre em Ciências Biológicas, pela UNESP de Botucatu, professor associado da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no Curso de Ciências Biológicas, no Mestrado em Ensino e Mestrado em Agronomia.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN