UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA E FORMAÇÃO LEITORA COM A OBRA A MOCINHA DO MERCADO CENTRAL, DE STELLA MARIS REZENDE (2011)
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados da implementação de uma proposta didática produzida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP), cuja dissertação intitula-se A representação feminina na obra A mocinha do Mercado Central, de Stella Maris Rezende (2011): uma proposta para a educação literária. Respaldada nos pressupostos metodológicos voltados para o letramento literário (COSSON, 2007), como processo para a educação literária via leitura na escola, a sequência didática de leitura literária buscou articular conteúdos curriculares de Língua Portuguesa a uma temática contemporânea, questões relacionadas à mulher e à sua representação, tendo como objeto de estudo e análise o romance A mocinha do Mercado Central, de Stella Maris Rezende (2011). Nesse contexto, merecem destaque os documentos norteadores da Educação Básica no Brasil, que apontam para a relevância em se trabalhar conteúdos escolares envolvendo assuntos que reflitam o cotidiano dos alunos, aqui especificamente o gênero feminino. No que tange aos resultados obtidos com a implementação do material didático, pode-se destacar que os discentes, a partir a leitura integral da obra literária, associaram aspectos de composição aos de conteúdo, bem como foram incitados a repensar discursos e representações estereotipadas em relação do gênero feminino, indo, portanto, além da aquisição de conteúdos curriculares.