ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: DISCUTINDO INQUIETAÇÕES E PARTILHANDO SENSIBILIDADES
Resumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, de viés narrativo, que busca compreender os desafios e as oportunidades para a formação de professores de Ciências e Biologia no estado de Minas Gerais. Tendo como cenário os debates sobre inclusão em educação, o objetivo é analisar a experiência formativa e profissional de um aluno de Licenciatura em Ciências Biológicas que atua como monitor de inclusão em uma rede pública municipal localizada na Grande Belo Horizonte. O quadro teórico-metodológico é estruturado por estudos do campo das políticas educacionais, da formação docente e da educação especial. Sob a perspectiva das investigações narrativas, a produção empírica se baseou na elaboração e na leitura crítica de um memorial de autoria do referido aluno. A escrita reflexiva e (auto)biográfica desse artefato desvelou diversas questões pedagógicas e políticas para a formação de professores e para a construção de um ensino de Ciências que almeja contemplar estudantes da educação especial de maneira inclusiva. Com base nas memórias e reflexões registradas, foram construídos debates e pontuados aspectos que merecem atenção na formação docente inicial em Ciências e Biologia. Por fim, é considerado que ainda há muitos passos a serem dados para se avançar de modo a garantir um trabalho pedagógico realmente inclusivo. O artigo se posiciona a favor da real oferta do ensino de Ciências para estudantes com necessidades educacionais especiais, ressaltando a abordagem didática de conhecimentos científicos como algo essencial à inclusão e à cidadania.