ENSINO DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES DO CONTEÚDO
Resumo
A tematização da Corrida de Orientação enquanto componente curricular da Educação Física Escolar, ocorreu somente a partir da promulgação no Brasil da Base Nacional Comum Curricular, e vem gerando desde então uma demanda por professores aptos a lecioná-la eficientemente. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi o de desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência de atividades sobre o seu ensino na Educação Física Escolar, na perspectiva das dimensões do conteúdo e de acordo com as habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular, averiguando as suas contribuições para a promoção da sua aprendizagem e da sua interrelação com as dimensões do conteúdo pelos participantes. Para a elaboração do referencial teórico utilizamos os autores que discutem o ensino da corrida de orientação, as dimensões do conteúdo, e a Educação Física Escolar, e para a coleta e análise dos dados foram adotados os preceitos investigativos da abordagem qualitativa, por intermédio da observação direta dos participantes durante o desenvolvimento das atividades propostas. Os resultados sugerem que houve indícios de aprendizagem dos conteúdos apresentados e o entendimento da proposta e da sua interrelação com as dimensões do conteúdo por parte dos participantes. Concluímos, que a sequência de atividades desenvolvida colaborou para a ampliação do conhecimento dos participantes sobre o componente curricular Corrida de Orientação, e evidenciou a viabilidade da sua adaptação para o atendimento de alunos de outras faixas etárias e de outras áreas do conhecimento.