PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS DE FÍSICA: ENSINO E APRENDIZAGEM COM PROGRAMAÇÃO POR BLOCOS NO SCRATCH

Autores

Resumo

Este é um recorte de uma pesquisa de doutorado na Formação Inicial de Professores que desdobra-se nos usos das tecnologias digitais para a construção de conhecimentos ao relacionar o conteúdo com a programação por blocos. Dito isso, o objetivo deste artigo esteve pautado em analisar as atividades plugadas (programação por blocos) propostas e desenvolvidas por licenciandos de Física durante o Estágio Curricular Supervisionado I e II na Educação Básica. As discussões perpassaram pelas diretrizes da formação inicial de professores, da nova alfabetização digital e pelo desenvolvimento do Pensamento Computacional com atividades de ensino no campo de estágio. Para tanto, adotou-se a Metodologia de Ensino Híbrido com Rotação por Estações de Aprendizagem (MEHREA) composta por oito estações de aprendizagem, sendo uma delas a programação por blocos. Os resultados mostraram que os licenciandos compreenderam a importância das relações entre atividades de ensino de Física e os usos das tecnologias digitais. Ademais, puderam construir conhecimentos efetivos ao desenvolver a programação por blocos no “Scratch”, além de estabelecer conhecimentos prévios de programação na plataforma “Code.org”. Também observaram as dificuldades na aprendizagem dos estudantes na escola no pós-covid, seja por desinteresse, comparecimento ou efetividade nas aulas.

Biografia do Autor

Jeremias Ferreira da Costa, SEED/PR

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED/PR).

Sérgio Camargo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM).

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN