PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS DE FÍSICA: ENSINO E APRENDIZAGEM COM PROGRAMAÇÃO POR BLOCOS NO SCRATCH
Resumo
Este é um recorte de uma pesquisa de doutorado na Formação Inicial de Professores que desdobra-se nos usos das tecnologias digitais para a construção de conhecimentos ao relacionar o conteúdo com a programação por blocos. Dito isso, o objetivo deste artigo esteve pautado em analisar as atividades plugadas (programação por blocos) propostas e desenvolvidas por licenciandos de Física durante o Estágio Curricular Supervisionado I e II na Educação Básica. As discussões perpassaram pelas diretrizes da formação inicial de professores, da nova alfabetização digital e pelo desenvolvimento do Pensamento Computacional com atividades de ensino no campo de estágio. Para tanto, adotou-se a Metodologia de Ensino Híbrido com Rotação por Estações de Aprendizagem (MEHREA) composta por oito estações de aprendizagem, sendo uma delas a programação por blocos. Os resultados mostraram que os licenciandos compreenderam a importância das relações entre atividades de ensino de Física e os usos das tecnologias digitais. Ademais, puderam construir conhecimentos efetivos ao desenvolver a programação por blocos no “Scratch”, além de estabelecer conhecimentos prévios de programação na plataforma “Code.org”. Também observaram as dificuldades na aprendizagem dos estudantes na escola no pós-covid, seja por desinteresse, comparecimento ou efetividade nas aulas.