POR PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) MULTIDIMENSIONAIS

Autores

Resumo

Durante muitos anos, diversas políticas e programas foram lançadas pelos órgãos competentes com a finalidade de possibilitar uma formação de professores que atenda as demandas da sociedade atual, assim como seja integrada e crítica. Desses programas, os mais recentes no contexto brasileiro são o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Residência Pedagógica (RP) com foco na formação inicial de professores para a Educação Básica. Embora sejam propostas de formação inicial, estudos tem demonstrado as contribuições dos programas também para a formação continuada dos professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Nessa perspectiva, este artigo busca discutir a importância e a necessidade de os programas de formação proporem ações voltadas para todos – licenciandos, professores da Educação Básica e do Ensino Superior – numa visão multidimensional. Norteados pelos documentos oficiais e pesquisas recentes, realizaram-se reflexões e discussões a respeito da formação docente e do desenvolvimento profissional no contexto dos programas PIBID e Residência Pedagógica, culminando com a proposta da  multidimensionalidade dos programas de formação de professores. Compreende-se que por meio da multidimensionalidade, pode-se alcançar uma formação docente mais integrada, colaborativa, horizontalizada, humanizada, crítica e dialógica.

Biografia do Autor

Renan Vilela Bertolin, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFSCar), Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru, São Paulo, Brasil.

Isabel Cristina de Castro Kondarzewski, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP), Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Guaratinguetá, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN