CONSTRUÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA AÇÃO EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM
Resumo
O cenário da Pandemia do Sars-Cov-II (2020-2022) fortaleceu a integração de educadores na organização de ações de ressignificação das práticas e de organização dos processos sociais de Educação. Como afirma Nóvoa (2023) o que era evidente antes da Pandemia agora é fundamental, pois a “educação funda-se sempre em dois gestos: adquirir uma herança e projetar um futuro.” (Nóvoa, 2023, p. 103). Que herança? Que futuros possíveis? A essas perguntas acrescentamos: como nos organizamos para promover as heranças no encontro intergeracional? É precisamente nessa última pergunta que educadores de diversas regiões do Brasil e de Portugal se mobilizaram para significar o processo de formação continuada de educadores com foco na ação em comunidades de aprendizagem. Ancoradas em reflexões constituídas no universo de construção de práticas de escolarização em círculos de aprendizagem. O princípio é a maior e significativa participação da família e sociedade civil organizada (coletivos femininos, afrodescendentes, indígenas, religiosos, etc.) nas decisões que direcionam as instituições de ensino (Freire, 1993; Singer, 2010; Saviani, 2018; Ponzio e Pacheco, 2019; Pacheco, 2019; Nóvoa, 2023).