CONSTRUÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA AÇÃO EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Leonardo Machado Palhares Instituto Federal de Minas Gerais/ Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ana Cristina Nogueira de Carvalho Secretaria de Educação de Medes - RJ
  • Maria Zitamar Pedro Associação Pró-Fundação Vespertina
  • Mauro Lopez Rego

Resumo

O cenário da Pandemia do Sars-Cov-II (2020-2022) fortaleceu a integração de educadores na organização de ações de ressignificação das práticas e de organização dos processos sociais de Educação. Como afirma Nóvoa (2023) o que era evidente antes da Pandemia agora é fundamental, pois a “educação funda-se sempre em dois gestos: adquirir uma herança e projetar um futuro.” (Nóvoa, 2023, p. 103). Que herança? Que futuros possíveis? A essas perguntas acrescentamos: como nos organizamos para promover as heranças no encontro intergeracional? É precisamente nessa última pergunta que educadores de diversas regiões do Brasil e de Portugal se mobilizaram para significar o processo de formação continuada de educadores com foco na ação em comunidades de aprendizagem. Ancoradas em reflexões constituídas no universo de construção de práticas de escolarização em círculos de aprendizagem. O princípio é a maior e significativa participação da família e sociedade civil organizada (coletivos femininos, afrodescendentes, indígenas, religiosos, etc.) nas decisões que direcionam as instituições de ensino (Freire, 1993; Singer, 2010; Saviani, 2018; Ponzio e Pacheco, 2019; Pacheco, 2019; Nóvoa, 2023). 

Biografia do Autor

Leonardo Machado Palhares, Instituto Federal de Minas Gerais/ Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Educação (UFMG, 2012).  Bolsista PROSUCII/CAPES no doutorado em Educação (PUC-Minas).  Professor DIII-III (IFMG campus Ipatinga). Docente convidado no curso de Pós-Graduação em Alternativas para uma Nova Educação (UFPR setor Litoral).

Ana Cristina Nogueira de Carvalho, Secretaria de Educação de Medes - RJ

Mestre em Comunicação e Cultura Midiática (UNIP, 2004).

Maria Zitamar Pedro, Associação Pró-Fundação Vespertina

Associação Pró-Fundação Vespertina (APV)/Universidade Livre de Relações Humanas e Meio Ambiente (UNIRHMA).

Mauro Lopez Rego

Mestre em Administração (FGV Rio, 2002).

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN