NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: OS POSICIONAMENTOS DE SOCIEDADES DE CIÊNCIAS FRENTE À BNC-FORMAÇÃO
Resumo
O presente estudo de cunho qualitativo teve como objetivo evidenciar aspectos relevantes do contexto de elaboração da BNC-formação, com ênfase ao posicionamento das sociedades da área de Ciências da Natureza (CN). Trata-se de uma pesquisa documental que explora as recentes políticas de formação de professores no Brasil, a BNC-Formação Inicial e Continuada e textos oficiais disponíveis na web 2.0, de posicionamentos elaborados por associações científicas e sociedades da área de CN. A análise dos dados esteve alicerçada no referencial teórico-metodológico do Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball e colaboradores, com destaque ao contexto de influência e da produção de texto. Como principais resultados, foi possível observar que o documento se encontra alinhado com as proposições dos organismos internacionais, uma vez que estabelece maior controle e regulação da prática escolar. Já com relação às manifestações das principais sociedades de CN, identificou-se posições contrárias que destacam, entre outros aspectos, a perda da autonomia dos cursos na elaboração de seus projetos formativos, a descaracterização dos cursos e a redução do trabalho docente à função executora.