MOVIMENTOS REFLEXIVOS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar como professores que ensinam Matemática se percebem profissionalmente em relação às suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de cinco professores que ensinam Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, pertencentes ao quadro docente de colégio público da rede estadual de ensino, na cidade de Curitiba. Os dados foram coletados a partir de uma formação continuada proposta em um grupo focal composto pelos participantes da pesquisa. Dentre os instrumentos de coleta de dados, selecionou-se para este artigo os registros pictóricos produzidos pelos professores a respeito do modo como se veem profissionalmente em suas práticas pedagógicas. Para a análise, tomou-se como referencial a Teoria dos Perfis Conceituais, mais especificamente, em relação ao perfil de ensino e de aprendizagem da Matemática. A análise dos registros pictóricos aponta para uma movimentação dos perfis conceituais dos participantes da pesquisa, evidenciando crenças e concepções sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática, ou seja, mudanças de uma concepção de ensino e de aprendizagem mais centrada em ideias de uma Racionalidade Técnica para ideias de ensino e aprendizagem mais próximas a um modelo de Racionalidade Crítica.

Biografia do Autor

Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática; Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática.

Vania do Rocio Bruns Jardim, Colégio Estadual Rodolfo Zanineli

Secretaria de Educação do Estado do Paraná - Colégio Estadual Rodolfo Zanineli; Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática.

Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática; Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

CONIEN