PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS JOVENS E ADULTOS PARA PERMANECER NA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) DO 1° AO 5° ANO

Quitéria Regina Gonçalves, João Carlos Pereira de Moraes

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo analisar as compreensões de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o processo de escolarização nesta modalidade de ensino, bem como seu impacto em sua vida pessoal e profissional. Para atender esse objetivo, realizamos entrevistas com seis alunos matriculados e frequentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade EJA, numa escola da rede municipal de ensino de Ourinhos, São Paulo. Como resultados, notamos que os principais interesses e necessidades dos alunos na procura da EJA é relativo a vida profissional, a procura de novos empregos, mais rentáveis. Alegam também almejarem conhecimento para melhor entendimento e inserção social. Quanto ao impacto de estar frequentando a EJA ainda é pequeno frente aos interesses dos estudantes.


Texto completo:

PDF

Referências


BALDUINO, G. E.; SOUZA JUNIOR, A. J.; REINALDO, I. Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital. Informática na educação: teoria & prática, v. 17, n. 2.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BIZONI, A. M. Educação de Jovens e Adultos: as dificuldades enfrentadas para a inclusão no sistema de ensino. Folha Dirigida, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal Subsecretaria de Edições Técnicas, 1988.

CARVALHO, G. A. A educação de jovens e adultos e as dificuldades enfrentadas por professores de uma escola pública de fortaleza. Editora Realize, 2014.

CARRANO, P. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, p. 55-67, 2007.

CENSO Escolar da Educação Básica. Educação de Jovens e Adultos, 2012.

CERATTI, Márcia Rodrigues Neves. Evasão escolar, causas e consequências. Curitiba/PR, 2008.

FREIRE, P. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Editora Paz e Terra, 2014.

LOPES, S. P; SOUSA, L. S. EJA: uma educação possível ou mera utopia. Revista Alfabetização Solidária (Alfasol), v. 5, 2005.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986. 99p.

MARQUES, D. T. ; PACHANE, G. G. Formação de educadores: uma perspectiva de educação de idosos em programas de EJA. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 2, p. 475-490, 2010.

OLIVEIRA, I. B. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar em Revista, n. 29, 2007.

PRUDÊNCIO, R. V.; SALGUEIRO, M. As ações do pedagogo na EJA: perspectivas atuais. Revista Lugares de Educação, v. 2, n. 4, p. 16-30, 2013.

RIBAS, M. S.; SOARES, S. T. Formação de Professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente. Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPED Sul. Caxias do Sul – RS: Universidade de Caxias do Sul, p. 01-16, 2012.

ROCHA, H. F.; KARL, H. A.; VEIGA, M. S.; GUIMARÃES, M. As Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos. Pedagogia em Foco. Petrópolis, 2002.

ROMANZINI, B. EJA–Ensino de Jovens e Adultos e o mercado de trabalho. Qual ensino? Qual trabalho. Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2010.

SOARES, M. A. F. Perfil do aluno da EJA/médio na Escola Dr. Alfredo Pessoa de Lima. Monografia, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino. Universidade Federal da Paraíba, 2007.

SOGLIA, I. S; SANTOS, C. S. P. Educação de jovens e adultos: expectativas e dificuldades. Anais da Semana de Pedagogia, v. 1, n. 1, 2012.

TAKEUCHI, M. R. Análise Material de Livros Didáticos para Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado), PUC São Paulo, São Paulo, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico    Latindex Sumarios

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe

 

Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE
ISSN: 2526-9542