SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA TMC BASEADA EM UEPS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO MODELO DO ÁTOMO DE BOHR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Savana dos Anjos Freitas Donadello, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Resumo


Com a evolução da sociedade, a educação acaba tendo a necessidade de acompanhar e buscar novas estratégias de ensino que auxilie professores e alunos no ensino-aprendizado de Ciências. Por conseguinte, este artigo tem como objetivo contribuir com a educação em Ciências no Ensino Fundamental por meio da apresentação de sequências didáticas sob a perspectiva da Teoria da Mediação Cognitiva baseada em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas que foram criadas e aplicadas durante uma pesquisa de mestrado, após a observação dos alunos no decorrer das aulas. Portanto, este artigo trará aspectos essenciais da Teoria da Mediação Cognitiva e das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, que inspiraram a criação dessa sequência didática e, posteriormente, três exemplos distintos tendo como tema central o modelo do átomo de Bohr, conteúdo desenvolvido no 9º ano do Ensino Fundamental, e que pode ser utilizado e modificado conforme a disciplina, nível de ensino e contexto da escola.


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