A DISCUSSÃO DE ASPECTOS CONSENSUAIS DE NATUREZA DA CIÊNCIA UTILIZANDO UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL DO ESTUDO HISTÓRICO DA TERMODINÂMICA

Geilson Rodrigues da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidart

Resumo


A presente pesquisa buscou articular uma abordagem contextual de Natureza da Ciência na perspectiva histórica para o Ensino de Termodinâmica. Esta abordagem ocorreu com a utilização de textos, explorando aspectos históricos em dois encontros, dos quais participaram 12 estudantes do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Como recurso metodológico utilizamos o método de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinar, estruturado na síntese final da Ilha como um estudo de caso histórico. Este estudo apresenta uma narrativa explorando diferentes pontos de vista relacionados ao desenvolvimento de conceitos científicos da Termodinâmica. Os resultados foram coletados em dois questionários aplicados após o emprego de dois textos que buscam contribuir para a inserção da História da Ciência no Ensino de Ciências, utilizando uma abordagem contextual de Natureza da Ciência. Os resultados apontaram para a compreensão de como a ciência é construída. Deste modo, a abordagem contextual desenvolvida na presente pesquisa, pautada no estudo de caso histórico, mostrou ser uma estratégia eficaz para a inserção da Natureza da Ciência no Ensino Médio, possibilitando também a elucidação de um caminho promissor para favorecer a discussão da Ciência, Tecnologia e Sociedade, contribuindo para o processo de alfabetização científica dos estudantes, um dos objetivos da Educação Científica na sociedade contemporânea.


Texto completo:

PDF

Referências


ALLCHIN, D. Teaching the Nature of Science: Perspectives and Resources. Saint Paul, MN: SHIPS Educational Press, 2013.

ALLCHIN, D. Beyond the Consensus View: Whole Science. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, v. 17, n. 1, p. 18–26, 2017.

ALVIM, M, H. ZANOTELLO, M. História das ciências e educação científica em uma perspectiva discursiva: contribuições para a formação cidadã e reflexiva. Revista Brasileira de História da Ciência, v .7, n. 2, p. 349-359, 2014.

AZEVEDO, N. H.; SCARPA, D. L. Um Levantamento em larga escala das concepções de Natureza da Ciência de Graduandos de Biologia Brasileiros e os possíveis elementos formativos associados. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, s/n, p. 1-28, 2017.

BARBEROUSSE, A. et al. La philosophie des sciences au XX Siècle. Paris: Flammarion, 2000.

BAGDONAS, A. Controvérsias envolvendo a natureza da ciência em sequências didáticas sobre cosmologia. 2015. 266 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

BERNAL, J. D. Science in History. Vol. 2: The Scientific and Industrial Revolutions. Londres: Pengum Books, 1951.

DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo o conhecimento científico na sala de aula. Tradução de Eduardo Fleury Mortimer. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31- 40, 1999.

EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de História e Filosofia da Ciência Na Educação Superior. In: SILVA, C. C. (Org.). História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: Da teoria à sala de aula. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006, p. 3-21.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Liber Livros, 2005.

GIL-PÉRES, D. et al. Por uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência e Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

FORATO, T. C. de M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. de A. Historiografia e Natureza da Ciência na Sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-58, 2011.

FOUREZ, G (Org). Didatic Approaches to Publicpoliticity. Bruxelas: Deboeck University, 2008.

GOMES, J. L. de A. M. C. Conceito de Calor: Contexto Histórico e Proposta para sala de aula. 2013. 135f. Dissertação (Mestrado em Ensino De Ciências e Matemática) - Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.

KUHN, T. S. A tensão essencial. Tradução de Marcelo Amaral Penna-Forte. Rio Claro: Editora Unesp, 2011.

LEAL, K. P.; ALCANTARA, M.; FORATO, T. C. de M. Edwin Hubble e o enigma do Redshift: Uma proposta de trabalho baseada na Whole Science. Enseñanza de las ciencias (digital), v. extra, p. 3729-3733, 2017.

LEDERMAN, N. G. Sintaxe da natureza da ciência dentro da instrução de inquérito e ciência. In: FLICK, L. B.; LEDERMAN, N. G. (Eds.). Investigação científica e Natureza da Ciência. Dordrecht: Springer, 2006. p. 301-317.

MARTINS, A. F. P. Natureza da Ciência no Ensino de Ciências: Uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.

MARTINS, R. de. A. Ciência versus historiografia: Os diferentes níveis discursivos nas obras sobre história da ciência. In: ALFONSO-GOLDFARB, A. M.; BELTRAN, M. H. R. (orgs). Escrevendo a História da Ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo: Livraria Editora da Física/Fapesp, 2004. p. 115-145.

MATTEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: A Tendência Atual de Reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MCCOMAS, W. F. The Principal Elements Of The Nature Science: Dispelling The Myths. Science & Education, v. 7, n. 6, p. 511-532, 1998.

MOSLEY, M.; LYNCH, J. Uma História da Ciência. Tradução de Ivan Weisz Kuck. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

MOURA, B. A.; SILVA, C. C. Abordagem multicontextual da história da ciência: Uma proposta para o ensino de conteúdos históricos na formação de professores. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p.336-348, 2014.

MOURA, C. B.; GUERRA, A. História cultural da ciência: Um caminho possível para a discussão sobre as práticas científicas no ensino de ciências? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 725-748, 2016.

PASCOAL, A. dos S. Evolução Histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da segunda lei da Termodinâmica. 2016. 142f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.

QUEIRÓS, W. P. A articulação das culturas humanísticas e científicas por meio do estudo histórico-sociocultural dos trabalhos de James Prescott Joule: Contribuições para a formação de professores universitários em uma perspectiva transformadora. 2012. 355 p. Tese (Doutorado em Educação para Ciências) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2012.

SANTOS, M. Uso da História da Ciência para favorecer a compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n.2, p. 641-668, 2018.

SCHIFFER, H.; GUERRA, A. Problematizando Práticas Científicas em aulas de Física: o uso de uma História Interrompida para se discutir Ciência de Forma epistemológica-Contextual. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, s/n, p. 95-127, 2019.

SIQUEIRA, J. B.; GAERTNER, R. Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade: Conceito de proporcionalidade na compreensão de informações contidas em rótulos alimentícios. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologias, v. 8, n. esp., p. 160-175, 2015.

STINNER, A. et al. The Renewal of case studies in Science Education. Science & Education, v. 12, s/n, p. 612-643, 2003.

TEIXEIRA, E. S.; EL-HANI, C. N.; FREIRE-JÚNIOR, O. Concepções de estudantes de física sobre a natureza da ciência e sua transformação por uma abordagem contextual do ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 3, 2001.

VITAL, A.; GUERRA, A. A implementação da História da Ciência no Ensino De Física: Uma reflexão sobre as implicações do cotidiano escolar. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, n. s/n, p. 1-21, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico    Latindex Sumarios

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe

 

Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE
ISSN: 2526-9542