COLLABORATIVE ONLINE INTERNATIONAL LEARNING: REVISÃO DE LITERATURA PARA UM MODELO DE INTERCÂMBIO VIRTUAL COMO ALTERNATIVA DE INTERNACIONALIZAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Roberta Caroline Raucher do Canto, Dario Eduardo Amaral Dergint, Rosângela de Fátima Stankowitz, Mauricio Alves Mendes

Resumo


A internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) é complexa, devido às inúmeras atividades, áreas e abrangência que englobam o cenário acadêmico. As constantes mudanças, impulsionadas pela globalização, demandam competência internacional na formação dos futuros profissionais. Nesse contexto, a internacionalização curricular é imprescindível para as diretrizes de instituições de ensino comprometidas com os desafios do século XXI. Assim, as ações de Internacionalização em Casa (IeC) contribuem com o processo de aprendizagem e com o desenvolvimento das competências requeridas para os profissionais do futuro. Este estudo tem como objetivo identificar como um modelo do Collaborative Online International Learning (COIL) pode contribuir para o processo de internacionalização. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de artigos científicos e uma leitura analítica e interpretativa das definições e características do COIL. Identificou-se que o COIL foi definido como um modelo de intercâmbio virtual e uma proposta de internacionalização. O modelo COIL sugere um ensino que integra o processo de aprendizagem do ensino superior com a inclusão de práticas colaborativas e tecnologias de informação e comunicação para conectar virtualmente os alunos em salas de aulas. Pode-se considerar que o COIL realiza a ponte entre as diversas IES e possibilita a internacionalização curricular, além do desenvolvimento acadêmico e a melhoria dos processos de aprendizagem dos alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, G. K. Avaliação da internacionalização da educação superior: proposição de indicadores e mapeamento de processos. NAVUS Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 4, p. 63-76, out./dez 2017. ISSN 2237-4558.

APPIAH-KUB, P.; ANNAN, E. A Review of a Collaborative Online International Learning. International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP), 10, 2020. 109-124. https://doi.org/10.309/ijep.v10il.11678.

ARRUDA, S. D. M.; PORTUGAL, O.; PASSOS,. Focos da Aprendizagem: Revisão, Desdobramentos e Perspectivas Futuras. REPPE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Cornélio Procópio, v. 2, n. 1, p. 91-121, 2018. ISSN 2526-9542.

BAUK, S. Collaborative online international learning benefits vis-à-vis concerns: An empirical study. Montenegrin Journal of Economics, 14, 2019. 207-216. DOI: 10.14254/1800-5845/2019.15-2.16.

BAUK, S.; FAJARDO-FLORES,. Matching interaction design principles and integrated navigation systems in an electronic classroom. Transactions on Maritime Science, 9, n. 1, 2020. 90-98. DOI: 10.7225/toms.v09.n01.008.

BIKFALVI, A. et al. Bridging academia and water-related business through competence development: Evidence from a pan-European project. Journal of Cleaner Production, 171, 2018. S20-S33. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.12.135.

CLARIVATE. Endnote.com. Endnote, 1 Dezembo 2020. Disponivel em: . Acesso em: 1 Dezembo 2020. © 2020 Clarivate.

CRAWFORD, I. et al. Employability Through Experiential Delivery of Intercultural Communication Skills Online. 6th International Conference on Higher Education Advances, HEAd 2020. Valencia: [s.n.]. 2020. p. 993-1000. DOI: http://dx.doi.org/10.4995/HEAd20.2020.11185.

DE CASTRO, A. B. et al. Collaborative Online International Learning to Prepare Students for Multicultural Work Environments. Nurse Educator, v. 44, n. 4, p. E1-E5, 2019. doi: 10.1097/NNE.0000000000000609.

DE WIT, H. Globalisation and Internationalisation of Higher Education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 8, p. 241-248, julho 2011. ISSN 1698-580X. https://doi.org/10.7238/rusc.v8i2.1247.

DE WIT, H. Global: COIL - Virtual Mobility without Commercialisation. In: DE WIT, H. Understanding Higher Education Internationalization. Rotterdam: Key Global Publications - Sense Publishers, 2013. p. 83-85. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-94-6351-161-2_18.

FARAON, D. F. D. S. et al. Internacionalização da Educação por Instituições de Ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, v. 1, n. 45, p. 365-393, abril 2020. http://dx.doi.org/10.36810/rde.v1i45.6724.

GIL, C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 1-184 p. ISBN 978-85-224-5823-3.

GONÇALVES, S. Internacionalização em casa: a experiência da ESEC. Exedra, 1, 2009. 139-166. file:///C:/Users/DERINT-CT/Downloads/Internacionalizaoemcasa.pdf.

ILIEVA, R.; BECK, K.; WATERSTONE , B. Towards sustainable internationalisation of higher education. The International Journal of Higher Education Research, 68, 29 março 2014. 875–889. DOI: 10.1007/s10734-014-9749-6.

KAYUMOVA, R.; SADYKOVA, G. V. Online Collaborative Cross-Cultural Learning:Students Perspectives. Journal of Organizational Culture, Communications and Conflict, 20, 2016. 248-255.

LEAL, F. G.; CÉSPEDES, R. R.; STALLIVIERI, L. O perfil do gestor universitário de cooperação internacional no Brasil. Internext, São Paulo, v. 12, p. 01-16, mai/ago 2017. ISSN e-ISSN: 1980-4865. http://internext.espm.br.

LEITE, T. L. H.; OLENKA, L. Aprendizagem significativa a partir de uma sequencia didática para o estudo de lentes esféricas. REPPE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Cornélio Procópio, p. 110-134, 2018. ISSN 2526-9542.

MARCILLO-GÓMEZ, M.; DESILUS,. Collaborative Online International Learning Experience in Practice Opportunities and Challenges. Journal of technology management & innovation, Santiago, 11, n. 1, 2016. 30-35. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-27242016000100005.

MULÀ, et al. Catalysing Change in Higher Education for Sustainable Development: A review of professional development initiatives for university educators. International Journal of Sustainability in Higher Education, 18, n. 5, 3 Julho 2017. 798-820. DOI 10.1108/IJSHE-03-2017-0043.

MUNOZ-ESCALONA, et al. Collaborative online international learning: A way to develop students’ engineering capabilities and awareness to become global citizens. International Journal of Mechanical Engineering Education, 22 Junho 2020. doi:10.1177/0306419020934100.

OCDE. Education at a Glance 2020. Secretary-General of the OECD. PARIS, p. 476. 2020. ( 19991487). https://doi.org/10.1787/19991487 - https://read.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2020_69096873-en#page1.

OCDE PISA. Marco de Competencia Global. Estudio PISA Preparar a nuestros jóvenes para un mundo inclusivo y sostenible. Programme for International Student Assessment. [S.l.], p. 1-95. 2018. (ISBN ibd: 978-84-369-5882-9).

OCDE PISA. Preparing our Youth for an Inclusive and Sustainable World - The OECD PISA Global Competence Framework. OCDE. Paris, p. 1-63. 2018. (http://www.oecd.org/pisa/Handbook-PISA-2018-Global-Competence.pdf). http://www.oecd.org/pisa/pisa-2018-global-competence.htm.

PEREIRA, P.; HEINZLE, M. S. A internacionalização da educação superior e o Plano Nacional de Educação 2014-2024: diretrizes, metas e estratégias. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, 3, n. 1, jan/abr 2017. 186-202. DOI 10.22348/riesup.v3i1.7736.

POUROMID, S. Shaping learner responses in question-answer sequences in the EFL classroom. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, Suita City, 18, n. 12, Dezembro 2019. 116-135. 10.26803/ijlter.18.12.8.

POUROMID, S. Towards multimodal interactions in the multilingual EFL classroom: Lessons from a COIL experience. Indonesian Journal of Applied Linguistics, 8, n. 3, Janeiro 2019. 627-637. https://doi.org/10.17509/ijal.v8i3.15262.

RAMÍREZ, C. K. Influences of academic culture in Collaborative Online International Learning (COIL): Differences in Mexican and U.S. students' reported experiences. Foreign Language Annals, 53, n. 3, 13 Setembro 2020. 438-457. DOI: 10.1111/flan.12485.

RAMÍREZ, C. K. D. Global Citizenship Education Through Collaborative Online International Learning in the Borderlands: A Case of the Arizona–Sonora Megaregion. Journal of Studies in International Education, 25, n. 1, 2019. 83-99. https://doi-org.ez48.periodicos.capes.gov.br/10.1177/1028315319888886.

RUBIN, J. Embedding Collaborative Online International Learning (COIL) at Higher Education Institutions. Internalisation of higher Education Policy and Practice, Berlim, v. 2, p. 27-44, 2017. ISSN http://nebula.wsimg.com/d2cf3c4b5bb2fe256a722a7b040b7812?AccessKeyId=EC053BA31CBDFA636F2B&disposition=0&alloworigin=1. www.handbook-internationalisation.com.

SILVA, O. D. et al. Aspectos Relevantes na Construção de Produtos Educacionais no Contexto da Educação Profissional e TecnológicaAspectos Relevantes na Construção de Produtos Educacionais no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica. REPPE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Cornélio Procópio, v. 3, n. 2, p. 105-119, 2019. ISSN 2526-9542.

SUNDER M., V.; MAHALINGAM, S. An empirical investigation of implementing Lean Six Sigma in Higher Education Institutions. International Journal of Quality & Reliability Management, 35, n. 10, 29 novembro 2018. 2157-2180. DOI 10.1108/IJQRM-05-2017-0098.

SUNY COIL CENTER. Suny Coil Center. O QUE É COIL?, 2020. Disponivel em: . Acesso em: 03 0utubro 2020.

VAHED, A.; LEVINE, S. Collaborative Online International Learning: A Pedagogical Intervention to Enrich Students' Learning. 18th European Conference on eLearning ECEL. Aalborg: University Copenhagen. 2019. p. 579-587.

VAHED, A.; RODRIGUEZ, K. Enriching students' engaged learning experiences through the collaborative online international learning project. Innovations in Education and Teaching International, Julho 2020. 1-10. 10.1080 / 14703297.2020.1792331.

WARD, H. H. Internationalization in Action - Connecting Classrooms: Using Online Technology to Deliver Global Learning. Washington: American Council on Education, 2016. 1-30 p. Doi 10.13140/RG.2.2.30298.24008.

WORDART. wordart.com/faq. wordart.com/faq, 2020. Disponivel em: . Acesso em: 14 março 2021.

YAMAMOTO, T.; LIAO, A. Y. H.; WU, W.-C. V. A Proposal for the Global and Collaborative PBL Learning Environment Where All Global Members on Different Campuses Are 'On the Same Page' throughout the Process of Learning in the Project. Conference on Technologies and Applications of Artificial Intelligence, TAAI 2018. [S.l.]: [s.n.]. 2020. p. 90-95. DOI 10.1109/TAAI.2018.00029.

YASSIN , A. A. et al. Intercultural Learning Challenges Affecting International Students’ Sustainable Learning in Malaysian Higher Education Institutions. Sustainability, 12, n. 7490 , 2020. 2-19. https://doi.org/10.3390/su12187490.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico    Latindex Sumarios

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe

 

Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE
ISSN: 2526-9542