EDUCAÇÃO PARA A BIODIVERSIDADE: O CONTEXTO MARANHENSE NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS

Thaliana Cruz Dantas, Mariana Guelero do Valle

Resumo


O ensino de Biologia tem por objeto de estudo a vida e toda a sua diversidade. Um dos seus temas centrais é a Biodiversidade, que possui grande importância devido sua relação com aspectos biológicos, socioculturais, econômicos e políticos da sociedade contemporânea. Faz-se necessário que o processo de ensino-aprendizagem referente à Biodiversidade ultrapasse os limites de conceituação científica, e se vincule ao contexto das relações de todos os seres vivos. Para tanto é necessário que os materiais didáticos dialoguem e contribuam nesse processo. A presente pesquisa tem por objetivo a construção de narrativas digitais sobre Biodiversidade a partir do contexto maranhense. Foram produzidas quatro narrativas digitais disponibilizadas em formato de recursos educacionais abertos no site Observatório da Educação para Biodiversidade (PROFBD). O produto educacional em questão foi construído no contexto do curso de mestrado profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB – UFMA). Na etapa final da pesquisa houve a colaboração de professores(as) de Biologia de uma unidade de ensino pública situada no município de São Luís – MA, que avaliaram o produto e apontaram potencialidades em sua utilização para o ensino de Biodiversidade a partir do território maranhense, entre elas, a abordagem da temática por meio da valorização e reconhecimento de outros olhares e saberes, como os tradicionais vinculados à festividade e toadas do bumba meu boi, da juçara e das quebradeiras de coco babaçu


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Referências


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