ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Marco Antonio Sanches Anastacio, Marcos Rincon Voelzke

Resumo


A Astronomia é considerada por muitos uma das ciências mais antigas da humanidade, cujo caráter multidisciplinar permite o desenvolvimento de temas de importância para a formação do estudante no Ensino Médio (EM). Nesse sentido, apesar de sua relevância na Educação Básica, diversos estudos revelam uma rara abordagem em sala de aula, reflexo de dificuldades na formação de professores e escassez de material didático isento de erros conceituais e concepções alternativas. Este artigo apresenta uma proposta para reaproximar o ensino da Astronomia no Ensino Médio considerando-se a estrutura curricular introduzida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresentou os itinerários formativos como formação complementar e flexível do currículo, visando atender à multiplicidade de interesse discente. Trata-se de um recorte do Produto Educacional resultado da pesquisa do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, que  apresentou recursos de Design Instrucional (DI), com a finalidade de oferecer ao professor o planejamento de um itinerário formativo para o EM. Com fundamento na teórica apresentada no estudo, espera-se que o Produto Educacional, por sua originalidade, possa fornecer subsídios para a resgatar o ensino de Astronomia no EM,contribuindo para que os professores tenham um material base para trabalhar essa importante área do conhecimento. 


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