O ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA BASEADA NA METODOLOGIA CRÍTICO-SUPERADORA

Gleison Gomes de Morais, Humberto Luís de Deus Inácio

Resumo


Este texto trata do ensino das Práticas Corporais de Aventura nas aulas de Educação Física, desenvolvido à luz da metodologia crítico-superadora, com o objetivo de apresentar uma sequência didático-pedagógica deste conteúdo a partir dos tipos de deslocamentos: deslizamento, andar/correr, rolamento e queda. Originou-se de uma Pesquisa-Ação e utilizou para a experimentação aulas formais de Educação Física em uma turma de 6º. ano, e para coleta de dados: questionários, diários de campo e registros iconográficos. A pesquisa revelou possibilidades significativas de ensino destas práticas, em especial como uma opção para introduzir este conteúdo na Educação Física escolar, tal qual indicado na Base Nacional Comum Curricular, com grande aceitação pela turma. Como limites listamos a escassez de materiais disponíveis e a falta deste conteúdo na formação inicial em Educação Física.


Texto completo:

PDF

Referências


ARMBRUST, I; LAURO, F. A. A. O skate e suas possibilidades educacionais. Motriz: rev. educ. fís. 2010, vol. 16, n.3, pp. 799-807. jul/set. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1980- 65742010000300028&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em 21 out. 2018.

BETRÁN, Javier Olivera. BETRÁN, Albert Olivera. Propuesta de una clasificación taxonómica de las actividades físicas de aventura en la naturaleza. Marco conceptual y análisis de los criterios elegidos. Apunts. Educación Física y Deportes. v.124, 53-88. 2016. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2016/2).124.06

BETRÁN, Javier Olivera. BETRÁN, Albert Olivera. Propuesta de una clasificación taxonómica de las actividades físicas de aventura en la naturaleza. Marco conceptual y análisis de los criterios elegidos. Apunts. Educación Física y Deportes. v.41, p.108-123. 1995.

BOCCHINI, Daniel; MALDONADO, Daniel Teixeira. Andando sobre rodas nas aulas de Educação Física Escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 277-286, nov. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175- 8042.2014v26n43p277 . Acesso em: 17 out. 2018

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular.Brasília, DF. 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 30/07/2020.

CAUPER, Dayse Alisson Camara. O ensino do esporte orientação na escola: possibilidades e limites de uma proposta à luz da metodologia crítico-superadora. 2018. 390f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica) - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. rev. São Paulo : Cortez, 2013.

DARIDO, S. C. Diferentes Concepções sobre o Papel da Educação Física na Escola. In: Suraya Cristina Darido. (Org.). Cadernos de Formação: Conteúdos e Didática de Educação Física. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 1, p. 34-50.

DARIDO, S.C.; TAHARA, A.K. Práticas corporais de aventura em aulas de Educação Física na escola. Conexões. Campinas, v.14. n. 12 p. 113-136, abr/jun 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8646059 . Acesso em: 12 out. 2018.

FRANÇA. Dilvano Leder. Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física: as possibilidades pedagógicas no 5º ano do ensino fundamental. 2016. 220 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/45271/R%20-%20D%20- %20DILVANO%20LEDER%20DE%20FRANCA.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 01 set. 2018.

FRANCO, Laércio Claro Pereira. CAVASINI, Rodrigo. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais de aventura. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, BASSOLI, Amauri Aparecido (Org.). Práticas Corporais e a Organização do Conhecimento. Editora da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014. p.101-136.

INÁCIO, Humberto Luís de Deus. Proposta de classificação das práticas corporais de aventura para o ensino na educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, p. e005321, 2021.

INÁCIO, H.L.D. et al. Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios - reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular. Motrivivência, Florianópolis, v.28, n.48 p.168-187, set. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175- 8042.2016v28n48p168 . Acesso em 11 nov. 2019.

INÁCIO, H.L.D. Práticas corporais de aventura na natureza. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014. - 680 p. - (Coleção educação física).

MORAIS, Gleison Gomes de. Práticas corporais de aventura na educação física escolar: uma proposta de ensino com base na metodologia crítico-superadora. 2020.159f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede) – Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

PEREIRA, Dimitri Wuo. Slackline: vivências acadêmicas na educação física. Motrivivência, Florianópolis, n. 41, p. 223-233, nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175- 8042.2013v25n41p223 . Acesso em: 13 out. 2018.

PEREIRA, Dimitri Wuo e ARMBRUST, Igor. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2010.

THIOLLENT. Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 17ª ed. - São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção temas básicos da pesquisa-ação).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista REPPE está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem: 
DOAJ DIADORIM  Google Acadêmico    Latindex Sumarios

Licença Creative Commons
Revista Reppe está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/reppe

 

Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE
ISSN: 2526-9542