INSTRUMENTOS PARA A ANÁLISE DA RELAÇÃO COM O SABER EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina.

Resumen

Esse artigo apresenta três instrumentos de pesquisa que podem ser utilizados para analisar as relações com o saber em sala de aula. Os instrumentos, denominados Matriz do Professor – M(P), Matriz do Estudante – M(E) e Matriz do Saber – M(S), foram elaborados a partir da aplicação das relações epistêmicas, pessoais e sociais com o saber a um modelo triangular da sala de aula (triângulo didático-pedagógico). A Matriz do Professor, mais antiga, foi utilizada na elaboração de várias dissertações e teses já defendidas em nosso grupo de pesquisa. As duas outras Matrizes M(E) e M(S), sendo mais recentes, ainda estão em fase de aplicações e testes. Alguns resultados são discutidos e comentados aqui, em especial, as diferenças que professores em formação e em serviço apresentam ao se relacionarem com o ensinar e com o aprender.

Biografía del autor/a

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Professor Sênior. Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL). Professor Visitante Sênior. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT/UTFPR-Londrina).

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina.

Professora Sênior. Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL).

Publicado

2017-12-12

Número

Sección

Revisão Teórica