O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Marcelo D'Aquino Rosa Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Resumen

Este texto discute aspectos referentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e às questões relacionadas aos aspectos econômicos, culturais e políticos que cercam o livro didático de Ciências. O aporte financeiro destinado ao PNLD é considerável, sendo igualmente representativo o número de estudantes da rede pública que recebem este material. Também merece análise a questão dos currículos presentes nas coleções didáticas e em que medida dialogam com os documentos curriculares oficiais. Como resultado das análises realizadas neste trabalho, pode-se considerar que o livro didático se caracteriza como produto de uma indústria cultural que reproduz determinados valores e conhecimentos e está inserido em uma política que determina seu papel em nosso sistema educacional, necessitando de um olhar atento das pesquisas sobre os aspectos relacionados aos seus contextos de produção e uso pedagógico.

 

Biografía del autor/a

Marcelo D'Aquino Rosa, Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Professor de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental e Biologia para o Ensino Médio. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Santa Catarina). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Catarina). Doutorando no Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática – Universidade Estadual de Campinas. Grupo FORMAR-Ciências – Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores da Área de Ciências.

Publicado

2017-12-12

Número

Sección

Revisão Teórica