LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA, PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Sonia Maria da Costa Mendes Instituto Federal do Paraná - Campus Ivaiporã
  • Márcio Henrique dos Santos
  • Ewerton Aurélio Santos Pereira

Resumo

O presente estudo, busca clarificar a concepção política e a percepção dos professores da rede pública estadual sobre os laboratórios de informática.  Os objetivos estão em verificar as atuais condições de utilização, os estímulos para uso ou não dos laboratórios pelos professores e as políticas públicas sobre tecnologias educacionais. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa de campo junto a professores de três colégios estaduais da cidade de Londrina-PR, bem como em referencias teóricos e documentos que tratam da trajetória da inserção de tecnologias educacionais enquanto política pública nas escolas públicas do Paraná. Os resultados evidenciam que as políticas públicas sobre tecnologias educacionais nas escolas datam do ano de 1996 e retratam avanços e recuos, os quais oferecem reflexões sobre as realidades vigentes nos espaços escolares. Assim, espera-se contribuir para possíveis reflexões e revisão de conceitos sobre a existência, condições e utilização dos laboratórios de informática no processo de ensino aprendizagem. 

Biografia do Autor

Sonia Maria da Costa Mendes, Instituto Federal do Paraná - Campus Ivaiporã

Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC/SP. Mestre em Educação-Unesp/SP. Docente do IFPR – Instituto Federal do Paraná - Campus Ivaiporã. 

Márcio Henrique dos Santos

Especialista em Metodologia do Ensino Superior – UNOPAR/Londrina – PR/BR. Docente da Rede Púbica de Ensino do Paraná.

Ewerton Aurélio Santos Pereira

Especialista em Docência do Ensino Superior-Unifil. Professor de Educação Física.

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Publicado

2017-12-12

Edição

Seção

Revisão Teórica