OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA TEMÁTICA DAS ANOMALIAS CRANIOFACIAIS

Autores

  • Liliane Elise Souza Neves Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)
  • Amanda Almeida Oliveira Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)
  • Manoela Almeida Santos da Figueira Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)
  • Bruno Hipólito da Silva Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira-IMIP (NTES-IMIP)
  • Jeane Maria Lacerda de Araújo Couto Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira-IMIP (NTES-IMIP)
  • Daniela Bezerra de Melo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
  • Maria Cristina Silva de Alcântara Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
  • Rui Manoel Pereira Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)

Resumo

As anomalias craniofaciais constituem um grupo diverso e complexo de defeitos congênitos. A despeito disto, essas anomalias impõem um significativo impacto sobre a qualidade de vida do indivíduo e de toda a sua família. Nesse contexto surge a estratégia de educação continuada como um meio de propiciar assistência os agentes comunitários de saúde que conhecem profundamente a realidade local. Objetivo: avaliar os objetos de aprendizagem de uma estratégia de educação continuada, segundo a visão de uma equipe de agentes comunitários de saúde em uma Unidade de Saúde daFamília. Resultados: 187 respostas obtidas antes da estratégia de educação continuada, apenas 37 (19,7%) das respostas obtidas refletiam o conhecimento prévio, arregrado do conhecimento quanto à temática exposta. Ao fim da estratégia, houve uma mudança no padrão das respostas. De 37 (19,7%) para 168 (89,8%) para as respostas assertivas que refletem um aumento no nível de conhecimento, e em comparação as respostas que refletem desconhecimento a queda foi de 150 (80,3%) para 19 (10,2%), sendo este aumento estatisticamente significante (Teste de McNemar: p < 0.001.). Conclusão:a estratégia de tele-educação foi uma ferramenta válida e aceita pelos ACS e que pode ser utilizada em programas de capacitação para as anomalias craniofaciais, uma vez que possibilitou a exposição e discussão do conteúdo de forma dinâmica, propiciando aos ACS o conhecimento necessário sobre as anomalias craniofaciais.

 

Key Words:Family Health, Community Health Workers, Inservice Training, Craniofacial Abnormalities.

 

Biografia do Autor

Liliane Elise Souza Neves, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)

Fonoaudióloga, Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde-IMIP, Especialista em Saúde da Família pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).

Departmento de Fonoaudiologia

Área: Educação em Saúde

Amanda Almeida Oliveira, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)

Fonoaudióloga, Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde-IMIP, Pesquisadora do Projeto Crânio-Face-Brasil. Mestre em Saúde Materno Infantil e atualmente Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS.Centro de Atenção aos Defeitos da Face do IMIP (CADEFI).

Departmento de Fonoaudiologia

Área: Educação em Saúde

Manoela Almeida Santos da Figueira, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)

Ortodontista do Centro de Atenção aos Defeitos da Face do Instituto de Medicina Integral Prof Fernando Figueira (CADEFI/IMIP), tutora e preceptora da Residência em Odontologia Pediátrica no IMIP e professora adjunta de Ortodontia na Faculdade de Odontologia do Recife (FOR).Pesquisadora Institucional na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Ortodontia pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio-faciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP, Bauru), Especialização em Docência no Ensino Superior (SENAC), mestrado em Saúde Materno-Infantil pela Pós-Graduação do IMIP e Doutorado em Odontologia (Clínica Integrada), na UFPE.

Centro de Atenção aos Defeitos da Face do IMIP (CADEFI).

Departamento: Odontologia

Área: Educação em Saúde

Bruno Hipólito da Silva, Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira-IMIP (NTES-IMIP)

Graduado Sistemas para Internet, Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde.Coordenador de Teleducação do Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

 

Jeane Maria Lacerda de Araújo Couto, Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira-IMIP (NTES-IMIP)

Diretora do Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof.Fernando Figueira (NTES/IMIP).Psicóloga aposentada da Universidade federal de Pernambuco (UFPE) .Atua na área de Saúde pública ,Saúde mental e Telessaúde . Fundadora do Núcleo de Telessaúde (NUTES) da UFPE. e do Núcleo de Telessaúde do IMIP. Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) (Brasil). Especialista em Saúde publica e Saúde mental pela Fiocruz(Brasil), Áreas de atuação: Saúde pública,Saúde Mental e Telessaúde , Coordena o Núcleo Regional de Telessaúde Indígena do Programa Nacional de Telessaúde Brasil Rede do MS. Membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP),


Diretora do Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira-IMIP

Daniela Bezerra de Melo, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba, Residência de Enfermagem em Saúde da Criança e em UTI Pediátrica pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (2006) e Mestrado em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (2013). Atualmente é Enfermeira do Centro de Atenção aos Defeitos da Face do IMIP (CADEFI). É Tutora do Curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde FPS-IMIP. É Enfermeira assistencial da UTI Pediátrica do Hospital Correia Picanço.

Maria Cristina Silva de Alcântara, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira

Enfermeira. Coordenadora do Centro de Atenção aos Defeitos da Face do Imip (CADEFI)

Rui Manoel Pereira, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)

 Doutorado em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo -USP (2017). Graduação em Medicina pela Universidade de Coimbra (1978). Revalidação do diploma pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é cordenador do Centro de Atenção aos Defeitos da Face do IMIP (CADEFI) no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo Conselho Federal de Medicina. Membro titular da Federación Iberolatinoamericana de Cirugía Plástica

Centro de Atenção aos Defeitos da Face do IMIP (CADEFI).

Departamento de Cirúrgia Plástica

Área: Medicina

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Produtos Educacionais