O ENSINO DE BIOLOGIA A PARTIR DO ESTUDO DAS DOENÇAS AUTOIMUNES COMO CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Autores

  • Vanessa Rechetzki Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Rodrigo Diego de Souza Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina.

Resumo

As doenças autoimunes vêm se desencadeando cada vez mais na população. Entendendo-se que o Ensino de Biologia proporciona os espaços para que os sujeitos possam se apropriar dos conceitos, conteúdos, e demais aspectos pertinentes para uma maior compreensão deste assunto, inclusive enquanto controvérsia sociocientífica, esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: É possível no Ensino de Biologia um estudo sobre as doenças autoimunes enquanto controvérsias sociocientíficas? Para responder a esta indagação, optou-se por uma pesquisa qualitativa, que aconteceu em três etapas, sendo: (1) o estudo e fundamentação teórica acerca das Controvérsias Sociocientíficas e as Doenças Autoimunes; (2) a análise de Livros Didáticos (LD) de Biologia com o intuito de identificar a presença ou não do conteúdo de Doenças Autoimunes nos LD; e (3) a elaboração de uma proposta didática com possibilidade para o estudo das Doenças Autoimunes no Ensino Médio. Ao término da pesquisa constataram-se lacunas referentes ao estudo das Doenças autoimunes no Ensino Médio, e elaborou-se uma Proposta Didática pautada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), para o estudo das doenças autoimunes como controvérsias sociocientíficas.

 

Biografia do Autor

Vanessa Rechetzki, Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Rodrigo Diego de Souza, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), Licenciado em Filosofia e Licenciado em Biologia. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Tem experiência docente na Educação Básica, no período entre 2010 a 2015, no Ensino Fundamental, Médio, e Educação de Jovens e Adultos. Também atuou como docente no Ensino Superior, entre Julho de 2014 a Fevereiro de 2018, como Professor Colaborador (substituto) na área de Fundamentos e Políticas da Educação no Departamento de Educação (DEED) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente, está Professor Substituto no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC), na área de Ensino de Ciências e Biologia. Tem se dedicado a pesquisas acerca do Trabalho e das Políticas de Formação de Professores de Ciências e Biologia, a partir das perspectivas teórico-metodológicas do Materialismo Histórico e Dialético e da Ontologia do Ser Social.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Produtos Educacionais