MATERIAIS DIDÁTICOS ELABORADOS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM: PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO REGULAR

Autores

  • Teresinha Fátima de Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
  • Bruna Braga Volpe Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
  • Antonio Carlos Frasson Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR

Resumo

Este estudo propõe uma análise dos objetos de aprendizagem (OAs) para a educação de surdos inclusos no ensino regular. No entanto, além de um objeto ele deve intervir na aprendizagem do aluno para proporcionar facilidade no processo de construção no seu ambiente escolar e assim resultar em uma fonte positiva em seu desenvolvimento. Para que isso ocorra, os OAs devem ser bem planejados pedagogicamente e elaborados para atingir o objetivo que o aluno surdo precisa, ou seja, construa o seu conhecimento e o professor torne-se mediador nesse cenário de aprendizagem, utilizando recursos onde a língua de sinais se faça presente. Nesta direção, este artigo apresenta uma análise dos produtos educacionais para surdos encontrados em dissertações de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Ponta Grossa, no período de 2010 a 2018. Nesse recorte temporal, encontrou-se 5 produtos educacionais apropriados para surdez. Com base nas informações obtidas essa pesquisa visa à necessidade em se trabalhar de forma diferenciada, proporcionando ao aluno surdo oportunidades adequadas de aprendizagem.

Biografia do Autor

Teresinha Fátima de Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR

Universidade Tecnolócia Federal do Paraná UTFPR

Mestranda do Departamento de Pós Graduação Ensino de Ciencia e Tecnologia PPGECT

 

Bruna Braga Volpe, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR

Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPRMestranda do Programa de Pós Graduação de Ensino e Tecnologia

Antonio Carlos Frasson, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR

Doutor e Coordenador do Programa de Pós Graduação de Ciencias e Tecnologia UTFPR

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Revisão Teórica