EDITORIAL

Autores

  • Lucken Bueno Lucas Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio – CCHE/PPGEN

Resumo

EDITORIAL

 

Lucken Bueno LUCAS[1]

 

Prezados(as) leitores(as)

A REPPE: Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), acaba de publicar a segunda edição do terceiro volume, contemplando estudos relevantes desenvolvidos em diversos temas na área de Ensino.

Os autores Silvano e Silva, no primeiro artigo, explicitam os conteúdos e as abordagens pedagógicas emergidas nas práticas dos professores de Educação Física em escolas públicas municipais e estaduais de Humaitá, no Estado do Amazonas. O estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa e utilizou, como técnica de coleta de dados, o grupo focal.

Na sequência, o artigo de Machado e Ferst apresenta uma reflexão sobre o desafio da formação continuada, no intuito de colaborar na construção de uma sociedade melhor. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pela Universidade Estadual de Roraima, influencia na metodologia de ensino dos egressos que atuam como professores de Ciências Naturais em escolas públicas de Boa Vista, Estado do Roraima.

O terceiro artigo, de Cruz Junior e Valverde, trata do desenvolvimento de um protótipo, nomeado JVISUAL, para aplicação no futsal de surdos.

No quarto artigo, Soares et al. discutem e tentam compreender o ensino de Ciências na Educação Infantil, sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, utilizando projetos pedagógicos de cunho interdisciplinar.  Assim, buscam desenvolver, desvelar e descrever o pensamento científico das crianças dessa faixa etária, a partir da concepção de que a curiosidade e o desejo por aprender é inato do ser humano.

Silva et al., no quinto artigo, descrevem seis aspectos relevantes atinentes à construção de produtos educacionais.

No sexto artigo, Soares et al. discutem, à luz da literatura consolidada na área do Ensino de Ciências, a utilização de rótulos de cosméticos e produtos de higiene pessoal nos processos de ensino e de aprendizagem em Química.

Assim, diante dessa gama de proposições, desejamos que este número da REPPE promova inquietações e reflexões acerca dos diversificados temas apresentados.

 

Boa leitura!

 

Cornélio Procópio (PR), 19 de dezembro de 2019.

 

 


[1] Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professor e Pesquisador do Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Biografia do Autor

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio – CCHE/PPGEN

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL 2008; 2014, bolsas CAPES). Especialista em Bioética pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2007). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2006). É professor efetivo da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP. É líder do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq. Tem experiência nas áreas de Biologia Geral, Ensino de Ciências/Biologia com ênfase em Axiologia e Epistemologia da Biologia, Formação de professores, Educação Ambiental, Bioética e Biologia Aplicada à Saúde.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Editorial