ESTEREOQUÍMICA EM PLANTAS MEDICINAIS: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Lara Colvero Rockenback Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniele Trajano Raupp Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leandra Franciscato Campo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Danielle Prazeres Reppold Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um produto educacional para o ensino de estereoquímica, tendo como alicerce a Teoria da Aprendizagem Significativa, denominado unidade de ensino potencialmente significativa. Considerando que o conhecimento prévio influencia fortemente a aprendizagem, utiliza-se a temática plantas medicinais devido a sua estreita relação com o ensino de química. A justificativa, para desenvolver essa estratégia, deve-se ao fato de a estereoquímica ser apontada como um tópico desafiador da Química Orgânica, devido ao nível de abstração para visualização tridimensional de moléculas e à compreensão da influência nas propriedades e reatividade. Neste trabalho a contextualização é utilizada como estratégia de ensino com abordagem metodológica e socioambiental. Como resultado, espera-se que essa unidade possa fomentar a compreensão das conexões entre sociedade e ciência, contribuindo para motivação e, consequentemente, para o aprendizado, bem como contribuição para os professores adotarem essa estratégia com o uso de diferentes temáticas e diversos conteúdos.

Biografia do Autor

Lara Colvero Rockenback, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI-UFRGS

 

Daniele Trajano Raupp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Química Orgânica, Área Educação Química, Instituto de Química, UFRGS

Leandra Franciscato Campo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Química Orgânica, Instituto de Química, UFRGS.

Danielle Prazeres Reppold, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licencianda em Química

Downloads

Publicado

2020-08-28

Edição

Seção

Produtos Educacionais