O GAME FRACIONÁRIO E SUAS POTENCIALIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Autores
Leila Maria Silva Pereira dos Reis
Eline das Flores Victer
Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências - UNIGRANRIO
Resumo
O produto educacional apresentado nesse artigo advém de uma pesquisa de Mestrado Profissional, da Universidade Unigranrio, sob o título “Game Fracionário: implicações do jogo computacional na aprendizagem dos conjuntos racionais”. O produto educacional nomeado Game Fracionário (GF), foi elaborado para alunos do oitavo ano do ensino fundamental II de uma Escola Estadual do município de Duque de Caxias (RJ), e tem como objetivo auxiliar na aprendizagem do Conjunto dos Números Racionais (). O GF é composto por dez questões de múltipla escolha referentes à conceituação dos conjuntos numéricos, suas formas de representação, operações de adição e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes e resoluções de problemas. Fundamentamos nosso estudo em trabalhos realizados sobre as tecnologias de ensino, sua contribuição para uma aprendizagem significativa no estudo da Matemática e na teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira. Percebeu-se a efetividade do Game Fracionário por despertar a vontade de aprenderdos estudantes, aguçando o seu interesse em estudar Matemática utilizando um material potencialmente significativo
Biografia do Autor
Leila Maria Silva Pereira dos Reis
Mestre em Ensino das Ciências na Educação Básica - UNIGRANRIO
Eline das Flores Victer, Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências - UNIGRANRIO
Doutora em Modelagem Computacional (UERJ) - Docente do Programa de pós graduação em Ensino das Ciências (UNIGRANRIO)