AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O PAPEL DA ASTRONOMIA INDÍGENA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Gabriel Igor Aparecido dos Santos UFVJM/Departamento de Ciências Biológicas
  • Gabriela Ribeiro Mourão UFVJM/ Departamento de Ciências Biológicas
  • Geraldo Rocha Fernandes UFVJM/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de identificar as percepções de alguns alunos da educação básica e professores das Ciências da Natureza sobre o ensino da Astronomia Indígena. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com 12 professores e 23 alunos do nono ano do ensino fundamental II. Para conhecer as percepções dos participantes sobre a Astronomia Indígena, foi aplicado um questionário aos professores e desenvolvida uma Sequência Didática baseada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti com os alunos. Para analisar os dados coletados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Em relação aos professores, foram analisadas três categorias que caracterizam suas percepções sobre: 1) o ensino de Astronomia; 2) os estudos étnico-raciais na educação básica; 3) a relevância das temáticas Astronomia Indígena e História da Ciência. Para os alunos, as categorias emergiriam em forma de percepções sobre: 1) a Astronomia; 2) a Astronomia Indígena; 3) o estudo da Astronomia Indígena na educação básica; 4) o interesse da Astronomia Indígena. Assim, foi possível concluir que a temática sobre Astronomia Indígena é pouco abordada pelas escolas, muitos professores têm interesse em inseri-la em suas aulas, mas ainda existe uma falta de conhecimento sobre o tema.

Biografia do Autor

Gabriel Igor Aparecido dos Santos, UFVJM/Departamento de Ciências Biológicas

Licenciado em Ciências Biológicas/UFVJM

Gabriela Ribeiro Mourão, UFVJM/ Departamento de Ciências Biológicas

Mestranda em Biologia Animal/UFVJM

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Publicado

2020-08-28

Edição

Seção

Revisão Teórica