DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Autores/as

  • João Paulo Antunes Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Januária
  • Josué Antunes de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumen

O ensino da Matemática nas escolas enfrenta um grande desafio que é o desinteresse por parte dos estudantes que muitas vezes não encontram estímulos para se dedicar ao aprendizado, já que é uma disciplina com conteúdo considerado abstrato. Para minimizar essa situação, o uso das tecnologias digitais como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem está sendo algo crescente nos dias atuais. Nesse contexto, esse trabalho apresenta a construção de uma ferramenta educacional em auxílio ao processo de ensino e aprendizagem de geometria plana. Sua funcionalidade consiste em desenhar figuras geométricas tais como quadrados, hexágonos retângulos circunferência entre outras. Além disso, a ferramenta desenvolvida é capaz de calcular área e perímetro de polígonos regulares. Seu potencial está na precisão nos desenhos. Foi utilizada a placa eletrônica denominada Arduino e alguns de seus periféricos, que tem como característica ser de baixo custo, permitindo aprender na pratica, aproximando assim a Matemática da sua realidade. Sua programação é acessível para aqueles sem conhecimento de informática, pois utiliza a linguagem C++. Após um primeiro contato com os conceitos básicos já é possível programar a ferramenta para desenhar figuras geométricas. No desenvolvimento desta pesquisa também foi ministrado uma oficina para acadêmicos da licenciatura, capacitando-os a desenvolver suas próprias ferramentas em auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Além do mais, construiu-se um código único para polígonos regulares facilitando a utilização da ferramenta robótica. 

Biografía del autor/a

João Paulo Antunes Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Januária

Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Januária

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Professor Colaborador do Progrma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil 

Publicado

2020-12-18

Número

Sección

Produtos Educacionais