VILA DE DOIS RIOS (ILHA GRANDE-RJ): ANÁLISE DA RELAÇÃO CIÊNCIA-COMUNIDADE E PROPOSTA DO USO DE ANIMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Fernanda de Carvalho Motta Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Débora de Aguiar Lage Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A ciência está presente em todo momento da vida contemporânea e atua como ferramenta de tomada de decisão em políticas públicas, já que representa elevada influência social, política, econômica, cultural ou ambiental. Contudo, sua propagação ainda é, na maioria das vezes, isolada da sociedade. O presente trabalho visou analisar a relação entre a ciência e a comunidade da Vila de Dois Rios (Ilha Grande-RJ) e propor o uso de animações como estratégia de divulgação científica na região. A partir de um questionário diagnóstico aberto aplicado a pesquisadores e moradores, foi possível perceber que a divulgação científica ainda se faz ineficiente para ambos os estratos. Além da complexidade associada à linguagem científica, diversos outros fatores contribuem para a ineficácia da popularização científica. Desta forma, com o intuito de favorecer as inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, um vídeo de animação foi elaborado a partir de um artigo científico produzido na Vila de Dois Rios. Acredita-se que o uso de metodologias inovadoras e ambientes não-formais de educação devem ser considerados por pesquisadores e divulgadores, a fim de alcançar um estrato mais amplo da sociedade ao divulgar o conhecimento produzido pela academia.

Biografia do Autor

Fernanda de Carvalho Motta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela UERJ, com monografia sobre a produção de animação como estratégia de Divulgação Científica; Mestranda em Ecologia e Evolução pela UERJ, desenvolvendo dissertação sobre fluxo de nutrientes e energia em ambientes aquáticos; Cursando Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pela mesma Universidade, com TCC sobre Avaliação da Aprendizagem Escolar.

Débora de Aguiar Lage, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGBV/UERJ), com Mestrado em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGB/UERJ). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Participa de projetos de pesquisa e orientação na áreas de Ensino de Ciências e Biologia, Alfabetização científica, Divulgação científica e Botânica.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Produtos Educacionais