PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DE UM “ESTADO DA ARTE”

Autores

  • Eloisa Basso Universidade de Passo Fundo
  • Aline Locatelli Universidade de Passo Fundo

Resumo

O presente artigo buscou evidenciar um recorte do “estado da arte” em dissertações e teses disponibilizadas eletronicamente e de acesso público no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Buscou-se os trabalhos relacionado no âmbito das plantas medicinais no ensino de Ciências, no período de 2008 a 2018, como forma de identificar os estudos acerca dessa temática. O corpus da pesquisa é composto por 11 trabalhos divididos em 9 dissertações e 2 teses. Todos os trabalhos foram analisados na íntegra e são apresentados a partir de um relato desses estudos e um levantamento etnobotânico.  O relato foi realizado com a seguinte estrutura: tipo de estudo (dissertação ou tese), autor, instituição vinculada, ano de defesa, título do trabalho, objetivos, referencial teórico, ambiente da pesquisa e os resultados obtidos. O levantamento etnobotânico permitiu mapear quais foram as plantas medicinais mais utilizadas e/ou abordadas nos trabalhos. Observou-se que a temática das plantas medicinais pode possibilitar aos alunos um ensino contextualizado que ratifica e valoriza os seus conhecimentos populares. Além disso, possibilita um diálogo/relação entre esses conhecimentos com o conhecimento científico.

Biografia do Autor

Eloisa Basso, Universidade de Passo Fundo

Bióloga e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UPF.

Aline Locatelli, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Química. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UPF.

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Revisão Teórica