UM MUSEU NA SALA DE AULA: ELEMENTOS DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA

Autores/as

  • Giseli Duarte Bastos Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosemar de Fátima Vestena Universidade Franciscana (UFN)
  • Lenira Maria Nunes Sepel Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

A formação inicial de Pedagogos vem sofrendo críticas na Literatura quanto à preparação para atuação profissional no ensino das diferentes áreas do conhecimento, entre elas, as Ciências. De acordo com os pesquisadores, um ensino pautado em preceitos da História e da Filosofia da Ciência (HFC) corrobora com o entendimento epistemológico da Ciência, minimizando a perpetuação de visões distorcidas sobre a área. Neste trabalho, visou-se a inclusão da HFC no contexto da formação inicial em Pedagogia, em uma Instituição de Ensino Superior privada, da região central do Rio Grande do Sul (RS) – Brasil, objetivando investigar em que medida essa estratégia contribui para uma clarificação epistemológica sobre Ciência das futuras professoras. A partir da história da construção do conhecimento sobre a Reprodução Humana, foi montado um museu em sala de aula, utilizando imagens e textos dispostos em épocas históricas. Os dados, analisados à luz da Análise de Conteúdo, demonstraram que a atividade da aula-museu foi profícua para a sensibilização das futuras professoras em relação a aspectos caros à epistemologia da Ciência, podendo realocar a aprendizagem delas, e suas possíveis transposições para o ensino às crianças, em direção à superação de diversas visões distorcidas da área.

Biografía del autor/a

Giseli Duarte Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra e Doutora em Educação em Ciências pela UFSM.

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana (UFN)

Professora Doutora na Universidade Franciscana.

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora na Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Publicado

2021-07-30

Número

Sección

Produtos Educacionais