CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: TRABALHANDO COM A TEMÁTICA SOL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Catia Cilene Saraiva Avero Emei Zezé Tavares - Rede Municipal de Bagé
  • Márcia Maria Lucchese Universidade Federal do Pampa

Resumo

Na tentativa de revisitar as práticas pedagógicas para uma atuação de forma ativa, que envolva informações e conhecimentos pertinentes, a fim de que a criança possa desenvolver habilidades e potencialidades que contribuam para uma visão de mundo e para a compreensão dos fenômenos observados, elaborou-se a produção educacional “Ciências para crianças: trabalhando com o tema Sol na educação infantil”. A produção foi elaborada na forma de uma sequência de atividades relacionadas ao ensino de Ciências, construídas à luz da Teoria de Jean Piaget e usando como temática o Sol. O objetivo das atividades propostas foi explorar conceitos de Ciências na educação infantil para crianças de 3 a 4 anos, para que também pudessem observar seu ambiente com um novo olhar. Adotaram-se situações e experiências que favorecessem a observação, a linguagem, a participação e o envolvimento das crianças durante as práticas pedagógicas, possibilitando a construção do conhecimento. As atividades trabalhadas foram: o Sol como fonte de vida e calor; cuidados com a exposição solar; o dia e a noite; a formação da sombra; visita ao Planetário; e momentos lúdicos (elaboração e contação de histórias e noite do pijama). Após as atividades, concluiu-se que a metodologia e a sequência propostas pela professora favoreceram a aquisição do conhecimento sobre os fenômenos físicos trabalhados para a idade em questão e propiciaram às crianças um novo olhar sobre o seu entorno.

Biografia do Autor

Catia Cilene Saraiva Avero, Emei Zezé Tavares - Rede Municipal de Bagé

Professora da Educação Infantil, Mestre em Ensino de Ciências

Márcia Maria Lucchese, Universidade Federal do Pampa

Professora do Curso de Licenciatura em Física, Campus Bagé

Downloads

Publicado

2021-07-30

Edição

Seção

Produtos Educacionais