PENSAMENTO COMPUTACIONAL: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE NÚMEROS BINÁRIOS

Authors

  • Fredy Coelho Rodrigues IFSULDEMINAS, Campus Passos
  • Guilherme Gonçalves Alves IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho
  • Wilson Massashiro Yonezawa UNESP, Campus Bauru
  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro UNESP, Campus Guaratinguetá

Abstract

O Pensamento Computacional é uma habilidade que reflete a capacidade de pensar do aluno na resolução de problemas. No intuito de fomentar o uso do Pensamento Computacional em aulas de Matemática, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma abordagem metodológica para o ensino de números binários. Pretende-se dessa forma promover o desenvolvimento de conceitos e competências computacionais relativo ao estudo dos números binários por meio de uma abordagem metodológica de cunho investigativo que propicia a transição do pensamento concreto ao pensamento abstrato. Como resultado deste estudo, a atividade apresentada, inova, no sentido de propor uma ilustração geométrica para os conceitos abstratos tratados de maneira puramente algébrica nos livros didáticos de Matemática e Ciência da Computação.

Author Biographies

Fredy Coelho Rodrigues, IFSULDEMINAS, Campus Passos

Graduação: Licenciatura em Matemática (UNIMONTES)

Especialização: Matemática Superior com ênfase em Análise (UNIMONTES

Mestrado: Ensino de Ciências e Matemática (PUC-MG)

Doutorando: Educação para a Ciencia (UNESP-Bauru)

Área: Ensino de Ciências e Matemática

Departamento de Matemática - IFSULDEMINAS

Guilherme Gonçalves Alves, IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho

Mestre em Física aplicada a Medicina e a Biologia

Doutorando: Educação para Ciencia (UNESP-Bauru)

Departamento de Física

Wilson Massashiro Yonezawa, UNESP, Campus Bauru

Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional

Doutor em Administração

Docente do program de Pós-graduação (Doutorado) em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru

Departamento de Computação

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, UNESP, Campus Guaratinguetá

Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência.

Docente do programa de Pós-graduação (Doutorado) em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru.

Departamento de Física.

Published

2021-07-30

Issue

Section

Produtos Educacionais