APONTAMENTOS SOBRE OS PRODUTOS EDUCACIONAIS QUE ABORDAM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS

Authors

  • Viviane Barbosa de Souza Huf Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Samuel Francisco Huf Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Abstract

Este artigo objetiva apresentar considerações quanto aos produtos educacionais que abordam a resolução de problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvidos nos mestrados profissionais na área de Ensino de Ciência e Matemática no estado do Paraná. Nesse sentido as questões norteadoras são: Quais perspectivas de resolução de problemas são abordadas? Como se constituem esses produtos quanto à linguagem adotada? Apresentam potencial para replicação em sala de aula? Com vistas às questões realiza-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, a partir de produtos educacionais disponibilizados nas plataformas das Universidades pesquisadas. Os resultados apontam carência de trabalhos no escopo pesquisado, evidenciando um campo aberto para novas pesquisas na área. Apenas um produto educacional aborda a resolução de problemas nos Anos Iniciais, com pressupostos teóricos fundamentados em Dante, com linguagem clara e se mostrou com potencial para replicação.

 

Author Biographies

Viviane Barbosa de Souza Huf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2011), graduação em Música Licenciatura pelo Centro Universitário Claretiano (2017), Licenciatura em Pedagogia pela Uninter (2019). Especialista em Educação Inclusiva, Especial e Política de Inclusão (2013), Ensino da Matemática (2014) e Educação do Campo (2014). Mestranda profissional em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Samuel Francisco Huf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Licenciatura Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática PPGEN / UNICENTRO (2016). Doutorando em Ensino de Ciências e tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal da Paraná.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Published

2021-07-30

Issue

Section

Revisão Teórica