O PROGRAMA DE PESQUISA SOBRE A AÇÃO DOCENTE, AÇÃO DISCENTE E SUAS CONEXÕES (PROAÇÃO): FUNDAMENTOS E ABORDAGENS METODOLÓGICAS

Autores

  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina. Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – Cornélio Procópio).
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina.

Resumo

Este artigo trata dos fundamentos teóricos e abordagens metodológicas de um Programa de Pesquisa, em desenvolvimento há dez anos, que investiga as ações de professores e estudantes por observação direta emsala de aula. O Programa recebeu o nome de Programa de Pesquisa sobre a Ação Docente, Ação Discente e suas Conexões (PROAÇÃO) e possui duas questões gerais de pesquisa: a) Quais ações docentes e discentes são observadas em aulas de ciências e matemática no ensino básico e superior, como elas podem ser interpretadas e de quais formas elas se conectam entre si? b) Que implicações para o ensino, a aprendizagem e a formação de professores podem ser extraídas dos resultados encontrados? No artigo apresentamos três possibilidades de fundamentação teórica para o Programa, baseadas na articulação com a formação de professores, com as teorias sociais da ação e com a Teoria Ator-Rede. Também explicitamos três diferentes abordagens investigativas para tratar as questões levantadas: a primeira foca na descrição das ações, a segunda na explicação, e a terceira na conexão entre as ações. Ao final comentamos os desdobramentos do Programa e alguns pontos a serem futuramente explorados nas investigações.

Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Física

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina. Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – Cornélio Procópio).

Matemática

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina.

Química

Downloads

Publicado

2021-07-30

Edição

Seção

Revisão Teórica