O PROGRAMA DE PESQUISA SOBRE A AÇÃO DOCENTE, AÇÃO DISCENTE E SUAS CONEXÕES (PROAÇÃO): FUNDAMENTOS E ABORDAGENS METODOLÓGICAS

Autores/as

  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina. Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – Cornélio Procópio).
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina.

Resumen

Este artigo trata dos fundamentos teóricos e abordagens metodológicas de um Programa de Pesquisa, em desenvolvimento há dez anos, que investiga as ações de professores e estudantes por observação direta emsala de aula. O Programa recebeu o nome de Programa de Pesquisa sobre a Ação Docente, Ação Discente e suas Conexões (PROAÇÃO) e possui duas questões gerais de pesquisa: a) Quais ações docentes e discentes são observadas em aulas de ciências e matemática no ensino básico e superior, como elas podem ser interpretadas e de quais formas elas se conectam entre si? b) Que implicações para o ensino, a aprendizagem e a formação de professores podem ser extraídas dos resultados encontrados? No artigo apresentamos três possibilidades de fundamentação teórica para o Programa, baseadas na articulação com a formação de professores, com as teorias sociais da ação e com a Teoria Ator-Rede. Também explicitamos três diferentes abordagens investigativas para tratar as questões levantadas: a primeira foca na descrição das ações, a segunda na explicação, e a terceira na conexão entre as ações. Ao final comentamos os desdobramentos do Programa e alguns pontos a serem futuramente explorados nas investigações.

Biografía del autor/a

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Física

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina. Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP – Cornélio Procópio).

Matemática

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina.

Química

Publicado

2021-07-30

Número

Sección

Revisão Teórica