A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE TERMODINÂMICA

Autores

  • Simone Bonora Mazaro Egressa do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UPF). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UPF).
  • Luiz Marcelo Darroz Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, um produto educacional elaborado na forma de sequência didática para o ensino de Termodinâmica para estudantes do ensino médio. Essa sequência didática, que aborda os conceitos relacionados com a Primeira e a Segunda Leis da Termodinâmica e, também, com máquinas térmicas, está fundamentada nos pressupostos teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, e estruturada com base na obra A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne. A implementação da proposta ocorreu junto a uma turma de segunda série do ensino médio de uma escola pública do Norte do Rio Grande do Sul, e os resultados demonstram que ela pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem significativa sobre o tema.

Biografia do Autor

Simone Bonora Mazaro, Egressa do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UPF). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UPF).

Rede de Educação Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Luiz Marcelo Darroz, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.

Licenciado em Matemática (UPF).

Licenciado em Física (UFSM).

Especialista em Física (UPF).

Mestre em Ensino de Física (UFRGS).

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS)>

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).

Downloads

Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Produtos Educacionais