https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/issue/feedREPPE - Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino2023-12-11T20:22:06+00:00Prof. Dr. Pedro Henrique Carnevalli Fernandespedrofernandes@uenp.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE), ISSN 2526-9542, de periodicidade semestral, aceita artigos resultantes dos processos de desenvolvimento e/ou análise e implementação de produtos educacionais, além de pesquisas teóricas na área de Ensino, voltadas ao contexto educacional em seus diferentes níveis e modalidades.</p>https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1335PROPOSTA DIDÁTICA DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO NA EPISTEMOLOGIA HIERÁRQUICA DE GAGNÉ 2023-11-20T12:56:22+00:00Marcello Ferreira marcellof@unb.brTaisy Fernandes Vieira tay_fvieira@hotmail.comMichel Corci Batistaprofcorci@gmail.comOlavo Leopoldino da Silva Filhoolavolsf@unb.br<p>Este artigo relata e discute proposta didática concebida, desenvolvida, aplicada e analisada no tópico de Astronomia no Ensino Médio, com base na epistemologia de aprendizagem hierárquica de Robert Gagné. A pesquisa é de natureza translacional, fazendo recurso à metodologia da sala de aula invertida e abordagens interdisciplinares. Considerando a aprendizagem uma mudança de estado interior que se evidencia em um comportamento e em sua persistência, essa teoria instrucional está alicerçada teoricamente no behaviorismo, sob referência do estímulo resposta, e no cognitivismo, com a construção individualizada do conhecimento a partir da maturação. Em sua decorrência, foram desdobrados os nove eventos de instrução definidos na epistemologia elegida, materializados em atos de ensino e aprendizagem que compuseram seis encontros (13 horas-aula) por meio de atividades reflexivas, diversificadas e dirigidas pelos aportes da teoria. Os resultados evidenciaram que os estudantes conseguiram avançar em relação à organização hierárquica das habilidades intelectuais e possibilitaram a reflexão acerca de possíveis extensões da abordagem. Tal proposta constitui-se produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no ano de 2021.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1336DRAWING SCIENCE: AN INTERDISCIPLINARY, PLAYFUL, AND INCLUSIVE PROPOSAL2023-11-20T13:02:30+00:00Marcos Antonio Matos Souzamsouza@ifpi.edu.brVitoria Silva de Freitas Dutravitoriadefreitasdutra@gmail.comThaynara Brena Menezes de Araújotatabrena@gmail.comJefferson Wherculis da Silva Souzawherculis.alianz5@gmail.com<p>This article proposes and discusses qualitatively the use of a didactic board game in Science Education for high school students. The game contemplates in an interdisciplinary way the areas of Physics, Biology, Chemistry and Astronomy and is based on the development of the cognitive structure of the students through the act of drawing the concepts addressed in the classroom, also aiming at socialization through teamwork and the inclusion of students with hearing impairment. The game was created in a Physics teacher education course and also aims to promote reflection on teaching practice and the search for attractive teaching methodologies for students.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1337RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) DE CONTEÚDOS DE TERMOLOGIA 2023-11-20T13:10:00+00:00Caroline Maria Ghiggicaroline.ghiggi@hotmail.comCleci Teresinha Werner da Rosacwerner@upf.brPatrick Alves Vizzotopatrick.física@hotmail.com<p>Este artigo traz a descrição de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como produto educacional que busca ofertar subsídio para a abordagem dos conceitos de termologia no contexto dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Durante esse período, foram realizadas atividades como a exibição de vídeos, a realização de aulas experimentais, a exploração e discussão de conceitos, bem como a promoção de atividades colaborativas. Para finalizar a unidade, uma palestra sobre Astronomia foi utilizada como estratégia para a reconciliação integradora, com uma nova apresentação de significados dos conceitos de termologia em situações-problema de complexidade mais alta. A UEPS foi elaborada seguindo a sequência de passos proposta por Moreira (2011), e consistiu em nove encontros conduzidos em uma turma de oitavo ano. Após a aplicação da UEPS, foi possível constatar indícios dede Aprendizagem Significativa na maioria dos participantes. O objetivo principal deste artigo é relatar a sequência didática aplicada, destacando como ela foi implementada no contexto escolar.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1338INSTRUMENTO DE SUBSUNÇÃO PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME E DE MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES NO CONTEXTO DA TEORIA AUSUBELIANA2023-11-20T13:13:46+00:00Margarida Irene da Rocha de Meneses margaridairmeneses@gmail.comAntony Marco Mota Politoantony@unb.br<p>Apresentamos uma sequência de aprendizagem para o ensino de conceitos básicos do movimento harmônico simples (MHS) e do movimento circular uniforme (MCU), voltada para estudantes da segunda série do Ensino Médio. A sequência de aprendizagem é, de fato, o que se denomina um <em>candidato a instrumento de subsunção</em>, cujo conceito é definido no interior de uma <em>metodologia geral</em> para a aplicação da teoria ausubeliana. De acordo com essa metodologia, os candidatos a instrumento de subsunção são construídos com base em <em>esquemas de subsunção. </em>Os esquemas consistem em dois conjuntos de conceitos – um conjunto de <em>potenciais subsunçores</em> e um conjunto de <em>potenciais subsumíveis</em> – conectados por uma ou mais relações definidoras. Os candidatos a instrumento de subsunção consistem em conjuntos de estratégias e recursos didáticos articulados em função dos esquemas propostos. Dentre esses recursos e estratégias estão um <em>pêndulo cônico</em> – o qual utilizamos para produzir, fisicamente, uma conexão sincrônica entre instâncias do MHS e do MCU, a partir da observação do movimento das sombras ortogonalmente projetadas em anteparos – e o <em>programa Tracker</em> – que gera gráficos das funções horárias para as posições, velocidades e acelerações associadas aos movimentos. A sequência de aprendizagem permite ensinar, sucessivamente, os conceitos de frequência, período e amplitude, no MHS (a partir do MCU); as funções horárias da posição, da velocidade e da aceleração e o conceito de força restauradora, no MHS (a partir do MCU); culminando em uma derivação “semi-empírica” para as expressões da aceleração e da força centrípetas, no MCU (a partir do MHS).</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1339EXPLORANDO A INTERCONEXÃO ENTRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NA ÓPTICA GEOMÉTRICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO2023-11-20T13:17:51+00:00Ronielson Francisco Gonçalves Araújoronielson_araujo@hotmail.comFábio Ferreira Monteirofmonteiro@unb.br<p>Este artigo descreve uma experiência de ensino realizada em uma escola particular em São Sebastião, Distrito Federal, que investiga a interconexão entre a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria das comunidades de investigação de Matthew Lipman no contexto do ensino dos princípios da óptica geométrica. Através do uso de um material paradidático, as estratégias didáticas foram hierarquizadas, seguindo as funções pedagógicas de organização prévia, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. A formação de pequenas comunidades de investigação foi adotada para centrar as ações no estudante. Durante a realização de experimentos, leituras e discussões de textos, bem como nas explicações do professor, observaram-se indicadores de desenvolvimento de habilidades de raciocínio, investigação, formação de conceitos e tradução, sugerindo indícios de aprendizagem significativa. Os resultados indicaram que o material paradidático e as estratégias didáticas propostas trouxeram uma nova dinâmica às aulas, despertando o interesse dos estudantes, estimulando a investigação e promovendo melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo contribui para o aprimoramento do ensino de óptica geométrica, destacando a importância da interconexão entre teorias de aprendizagem na promoção de uma educação significativa e engajadora.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1340CADERNO GAMER: PROPOSIÇÃO DE UM MÓDULO TEMÁTICO VIRTUAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MEDIADO POR GAMES2023-11-20T13:22:48+00:00Andrei Barbosa da Cruzandrei.cruz@ufvjm.edu.brGeraldo Wellington Rocha Fernandesgeraldo.fernandes@ufvjm.edu.br<p>O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta pedagógica, denominada Caderno Gamer, que tem como base os princípios teóricos-metodológicos dos Módulos Temáticos Virtuais (MTV) e da Zona de Desenvolvimento Proximal, para a utilização de videogames como mediadores do Ensino de Ciências e Matemática. Para o desenvolvimento dessa proposta, foi levada em consideração as histórias, conteúdos e potencialidades dos games, o papel das redes sociais como disseminadores/ divulgadores de conteúdos e do YouTube como repositório das aulas elaboradas pelos professores de Ciências e Matemática. A proposta deste texto é fornecer um ponto de partida para a construção e a implementação de uma abordagem didática para o uso de games no contexto escolar, cuja criação e manutenção possa ser feita pelos próprios professores.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1341ENSINANDO FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA COM MATERIAIS DO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO2023-11-20T13:25:59+00:00Jânio de Sousa Lealjaniodesousaleal@gmail.comHaroldo Reis Alves de Macêdoharoldoram@ifpi.edu.br<p>A Física Moderna e Contemporânea é uma parte da Física pouco explorada no Ensino Médio, mesmo estando previstos nos documentos legais e cada vez mais presente na vida cotidiana da maioria da população através dos diversos recursos tecnológicos disponíveis. Os estudantes usam esses recursos, mas não sabem como funcionam. A fim de contribuir para o estudo da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio propomos uma transposição didática através do uso da experimentação com materiais de baixo custo, fácil aquisição e rápida montagem. Montamos três experimentos sobre o efeito fotoelétrico e suas aplicações no cotidiano, tal como o funcionamento dos controles remotos e acionamento automático de equipamentos. Os experimentos foram aplicados em sala de aulas na 3° série do Ensino Médio e realizada uma explicação dos fenômenos observados. Verificamos um maior engajamento e interesse dos alunos o que nos levou a considerar nossa proposta como uma contribuição viável ao ensino de Física Moderna e Contemporânea de forma experimental para o ensino médio.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1342ENGENHARIA DIDÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM FÍSICA: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE DA SALA DE AULA2023-11-20T13:28:29+00:00Luís Gomes de Limaluislima@ufpr.br<p>O presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicação da Engenharia Didática para elaboração de Sequências Didáticas específicas ao ensino de física em turmas do Ensino Médio. Busca-se analisar o potencial didático da Engenharia Didática para superação dos obstáculos cognoscíveis de estudantes de física de escolas públicas do Oeste do Paraná. No contexto proposto, quatro graduandos do curso de licenciatura plena em física, da Universidade Federal do Paraná, desenvolveram as quatro etapas da Engenharia Didática em seus estágios supervisionados diretamente com estudantes do 1º ano e 3º ano do Ensino Médio. Em seguida, os estagiários elaboraram Sequências Didáticas específicas à superação dos obstáculos dos estudantes observados nas salas de aula. Os resultados apontam para possibilidades de aplicação da Engenharia Didática como ferramenta didática ao ensino de física. As contribuições da Engenharia Didática, para formação inicial de professores, são notadas na elaboração das Sequências Didáticas. As quais contribuem para que os futuros professores consigam relacionar a teoria das suas aulas na graduação com a realidade concreta do chão de sala de aula em toda sua extensão e complexidade. </p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1344ALÉM DAS FRONTEIRAS DISCIPLINARES: INTEGRAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA, LINGUAGEM E SEMIÓTICA NO ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES SURDOS2023-11-20T13:32:08+00:00Iratanio Magnum de Souza Serpa Silvamagnunserpa22@gmail.comDanilo Andrade de Menesesdanilo.eletrof@gmail.com<p>Este ensaio interdisciplinar permeia os campos da Neurociência, Linguística e Semiótica para investigar possíveis melhorias nas estratégias didáticas para o Ensino de Física em pessoas com surdez. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória pela plataforma <em>connected papers</em>, onde procurou-se relações interdisciplinares entre a semiótica de Peirce e Vergnaud, a neurociência cognitiva do cérebro da pessoa com surdez de Valadão e Amaral, e a perspectiva de linguagem na pessoa com surdez de Furth e Santana. Nos resultados encontrou-se que a <em>semiótica</em> pode fornecer uma melhor compreensão do sistema sígnico e simbólico do ensino de física durante a fase de observação da aula; a <em>neurociência cognitiva</em> se faz crucial no entendimento da neuroplasticidade <em>cross-modal,</em> que possibilita a reconstrução de sinapses no cérebro do aluno com surdez, de forma adaptativa; e a <em>linguagem</em> fornece contribuições ao possibilitar o uso da metacognição imagética no contexto da aula de física. Conclui-se que existe uma necessidade de melhoria no sistema comunicativo entre a pessoa com surdez e o professor. Este, estando a par dos pontos cruciais supracitados, pode melhorar suas estratégias didáticas para o ensino de física da pessoa com surdez.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1345IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA EM RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO E EFEITO FOTOELÉTRICO2023-11-20T13:39:53+00:00Haylan Cleiton Monteles de Sousamonteles305@gmail.comGlauco Cohen Ferreira Pantojaglaucopantoja@hotmail.comWagner Pinheiro Piresw.pires@outlook.com<p>Este artigo é um recorte de um trabalho de dissertação que tem como foco facilitar e minimizar as dificuldades de aprendizagem dos discentes em relação ao Ensino de Radiação do Corpo Negro e Efeito Fotoelétrico. O objetivo geral é detalhar o produto educacional produzido nesse trabalho acadêmico e também mostrar o que foi observado como evidência de invariantes operatórios obtidos por meio de instrumentos de coleta de dados respondidos pelos discentes participantes da pesquisa. O produto educacional se baseou em um sequência didática, com enfoque na metodologia de ensino baseada na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) de Moreira. No que diz respeito às evidências de invariantes operatórios, elas advêm do caso de se adotar como teoria de aprendizagem a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud. O produto educacional é composto das seguintes etapas: interação com simuladores virtuais, exposição pelo docente dos assuntos propostos, demonstração de experimentos de conceitos físicos, resolução de problemas a lápis e papel pelos discentes, estudo de temáticas relacionados à Radiação do Corpo Negro e Efeito Fotoelétrico e atividades de avaliação. Em relação aos invariantes operatórios, destacam-se os seguintes conceitos em ação: buraco negro, radiação, energia, ondas eletromagnéticas e suas características, massa, temperatura, calor, potência, elétrons e circuito elétrico simples. Espera-se que os resultados apresentados aqui e outros dentro do contexto de aplicação da proposta educacional em sala de aula sejam cada vez mais acessíveis e lidos pelos docentes, gerando assim bons impactos no Ensino de Mecânica Quântica em sala de aula.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1346A PLATAFORMA ARDUINO E SEU POTENCIAL COMO FERRAMENTA DE EXPLICITAÇÃO DE INVARIANTES OPERATÓRIOS RELACIONADOS AOS CONCEITOS DE VELOCIDADE E ACELERAÇÃO2023-11-20T13:43:25+00:00Patrick Luiz Guevara Delgadopatrickguevara1996@gmail.comLisiane Barcellos Calheiroliscalheiro@gmail.com<p>A sociedade está imersa, cada vez mais, em um mundo no qual as tecnologias estão presentes em nosso dia a dia, de forma que os recursos tecnológicos não ficam de fora do contexto escolar. Neste artigo apresentamos, como produto educacional, uma montagem experimental utilizando a plataforma Arduino para introduzir os conceitos de velocidade e aceleração. A pesquisa foi implementada em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual. Utlizamos, como referencial metodológico, a Aprendizagem Baseada em Projetos, visando desenvolver e estimular o uso de ferramentas tecnológicas no contexto escolar. Para análise dos resultados utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais buscando responder a seguinte questão de pesquisa: Quais invariantes operatórios sobre velocidade e aceleração podem ser mobilizados a partir de situações-problema tendo o Arduino como um produto educacional? O uso do dispositivo em sala de aula permitiu não apenas demonstrar e visualizar o movimento executado durante a ação, mas também realizar análise de gráficos, tornando a aula lúdica e ao mesmo tempo capaz de exigir dos alunos um pensamento crítico na análise das situações-problema a eles apresentadas. Como resultados foi possível verificar que os estudantes mobilizaram diferentes teoremas e conceitos-em-ação que apontaram para um possível domínio do Campo Conceitual abordado.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1347O CONCEITO DE ENTROPIA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE NATAL/RN: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM2023-11-20T14:05:15+00:00Ubaldo Fernandes de Almeidaalmeida.ubaldo@ifrn.edu.brSamuel Rodrigues Gomes Júniorsamuel.gomes@ifrn.edu.br<p>Ensinar conceitos de Termodinâmica como o da entropia para os estudantes do Ensino Médio, principalmente aqueles relativos à Segunda Lei, não é tarefa simples, tendo em vista as poucas atividades propostas pelos livros didáticos para a abordagem desses conceitos em sala de aula. Para minimizar essa dificuldade, o presente artigo apresenta uma proposta de Unidade Didática contemplando o conceito de entropia com uso de vídeos produzidos pelos autores, os quais evidenciam demonstrações experimentais lúdicas. O aporte teórico baseia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel e nas concepções de José Manuel Moran sobre uso de vídeos em sala de aula. Para demonstrar a contribuição da Unidade Didática, realizou-se uma pesquisa de campo com 156 estudantes distribuídos em quatro turmas do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco, Natal/RN. Os resultados partiram de uma análise comparativa usando como instrumento de pesquisa um questionário antes e depois da utilização da Unidade Didática. Diante dessa análise, pode-se perceber que a Unidade Didática proporcionou uma melhor compreensão sobre o conceito de entropia, haja vista a média de acertos no pós-teste, que foi de 64%, enquanto no pré-teste a média de acertos foi de 32%.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1348EXPLORANDO O SISTEMA SOLAR: ANÁLISE DA ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS2023-11-20T14:09:23+00:00Ionara da Luz Menezesionaramene@gmail.comRafhael Brum Werlangrafhaelwerlang@unipampa.edu.brAndré Luís Silva da Silvaandresilva@unipampa.edu.br<p>Astronomia, uma Ciência antiga e em constante evolução, demanda a atualização dos livros didáticos e o uso de materiais paradidáticos pelos professores de Ciências. Essa necessidade é impulsionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela rápida disseminação de informações à população em geral. Com base nesse contexto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar a abordagem do Sistema Solar nos livros didáticos utilizados na Educação Básica em Caçapava do Sul/RS. A pesquisa verificou a relação desses livros com a BNCC e considerou escolas da rede pública e privada. A análise dos livros didáticos revelou a carência de ênfase na discussão do eixo temático <em>Terra e Universo</em>, mesmo este tratando-se de um dos temas propostos pela BNCC e pelo Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Tendo em vista pressupostos teóricos emergentes da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, os quais balizam este artigo, sugere-se que futuras pesquisas explorem estratégias didáticas para abordar o tema de maneira mais aprofundada, atualizada e envolvente. Isso incluiria a incorporação de atividades práticas e o uso de recursos visuais que representem adequadamente as escalas e proporções do Sistema Solar.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1349ENSINO DE ASTRONOMIA E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA 2023-11-20T14:12:33+00:00Lucelia de Fatima Aguilera do Nascimentoluhaguilera.bio@gmail.comVanessa Daiana Pedrancinivapedrancini@uems.br<p>A Astronomia está presente na cultura do ser humano desde os seus primórdios e sempre chamou a atenção das pessoas em qualquer faixa etária, além de ser um dos grandes motores do avanço da Ciência. Apesar da notória importância da Astronomia e de sua presença no currículo de Ciências, o ensino muitas vezes não tem possibilitado a aprendizagem dos conceitos que tangem a Astronomia, como por exemplo, a definição de dias e noites, estações do ano e gravidade, principalmente pela abstração destes e por serem ainda tratados de forma superficial, acompanhados de significativos erros conceituais. Como transformar um ambiente hostil para o processo de ensino-aprendizagem em um ambiente que permita o desenvolvimento cognitivo dos alunos e traga a satisfação profissional para o docente, no sentido de possibilitar aos alunos uma aprendizagem efetiva dos conteúdos astronômicos? Diante disso, o objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática (SD), como produto educacional, que abrange conceitos astronômicos que fazem parte do currículo da fase final do Ensino Fundamental. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, a SD foi fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, que destaca a importância da mediação social na aprendizagem e no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, e na relevância da “atividade, ação e operação” (Teoria da Atividade) para a motivação dos alunos e para o processo de desenvolvimento conceitual. Após o desenvolvimento da SD, verificou-se que nem todos os estudantes atingiram os objetivos esperados, mas algo a não desconsiderar foi a ascensão que todos alcançaram, em relação aos conceitos ligados à Astronomia.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1350EXPLORANDO A NATUREZA RADIATIVA DO SOL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO A DINÂMICA DOS GASES SIMULADA COM APPLETS2023-11-20T14:18:18+00:00Aline Cruz do Nascimentoalinne.cruz23@hotmail.comAna Figueiredo Maiaafmaia@academico.ufs.brSérgio Scarano Juniorscaranojr@academico.ufs.br<p>O avanço tecnológico tem ganhado espaço na área educacional com a discussão e defesa da importância de usar ferramentas computacionais para auxiliar a aprendizagem de conteúdos complexos. Desde 2020, isso se tornou fundamental devido ao fechamento das escolas e ao ensino remoto obrigatório causado pela pandemia da COVID-19. Neste trabalho, utilizamos ferramentas digitais de ensino em uma sequência didática acerca da Lei Geral dos Gases Ideais, tendo o Sol como tema motivador. Planejamos a sequência didática utilizando o método Jigsaw, permitindo a dedução da Lei Geral dos Gases Ideais a partir dos resultados de grupos de estudantes para as leis de Boyle, Charles, Gay-Lussac e Avogadro, junto com a interpretação microscópica das variáveis macroscópicas simuladas (temperatura, pressão e volume). Para estudar as propriedades gerais dos gases, utilizamos a simulação interativa "Propriedade dos Gases" do projeto PhET® Colorado. Fornecemos subsídios e tutoriais para tornar o aprendizado mais lúdico, permitindo que os estudantes estudassem as leis e, ao final, resolvessem um desafio para encontrar a equação da Lei Geral dos Gases Ideais e discuti-la. Além de expandir os conteúdos do currículo básico, exploramos a presença dos gases ideais na estrela solar e em diferentes tipos de transformações. Por meio dessa dinâmica, foi possível observar que os estudantes aprofundarem conhecimentos acerca da relação entre o Sol e a Termodinâmica, sobretudo como o Sol, por boa parte de seu tamanho, pode ser tratado como um gás ideal, ajudando a compreender e extrapolar a distribuição de sua pressão, de seu volume e de sua temperatura.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1351CONSTRUÇÃO DO JOGO "BRINQUEDOFÍSICA: UMA EXCURSÃO AO FANTÁSTICO MUNDO DA FÍSICA" COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA ÀS AULAS DE FÍSICA2023-11-20T14:23:07+00:00Luiz Daniel Alves Riosdaniel_alvesrios@hotmail.comDaniel Brito de Freitasdanielbrito@fisica.ufc.brLuana Vasconcelos Soares Riosluanavsoares4@gmail.com<p>Na atual conjuntura do ensino de Física os educadores, muitas vezes, não conseguem despertar o interesse dos seus alunos. Os métodos tradicionais de ensino estão cada vez menos atraentes e os professores não potencializam espaços para que seus alunos questionem e participem das aulas. Há uma necessidade latente de novas metodologias e técnicas que despertem o interesse pela Física. Sabe-se que todo aluno, a partir da infância, deve desenvolver o gosto para aprender e uma boa alternativa pode ser os jogos. Portanto, a proposta deste estudo é abordar a importância da ludicidade na vida do aluno incentivando o educador a introduzir o uso dos jogos nas aulas de Física, como ferramenta pedagógica, e desenvolver um jogo de tabuleiro com estratégias interdisciplinares que levem os educandos a aprenderem brincando. O uso dos jogos e outros tipos de materiais lúdicos são potencialmente indicadas para abordar conteúdos de Física de maneira dinâmica e diferenciada, pois envolve o aluno e favorece a motivação, tornando-o sujeito ativo do processo. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando para uma boa saúde mental, além de facilitar os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Espera-se que o estudo, aqui apresentado, e o jogo desenvolvido possa contribuir para a melhoria do desempenho, tanto do corpo docente quanto do discente, tornando assim, o lúdico uma forma satisfatória de adquirir conhecimento.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1352ENSINO DE FÍSICA NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE INVESTIGATIVA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM2023-11-20T14:26:39+00:00Marcos Vinícius Andrademarcosandrade0260@gmail.comFábio Soares da Pazfabiosoares@ufpi.edu.br<p>Este artigo configura-se como uma revisão bibliográfica acerca do ensino de Física na pandemia. Através de levantamento de manuscritos nacionais publicados na plataforma SCIELO, o estudo baseia-se em uma pesquisa investigativa na qual se utilizou o descritor “ensino de física and pandemia”, objetivando compreender como se deu o processo de ensino da Física no contexto pandêmico observando as publicações científicas. A análise e as discussões dos dados encontram-se divididos em três partes de acordo com os processos metodológicos adotados: i) experimentação no ensino de Física no período remoto; ii) desafios no ensino de Física na pandemia e iii) aprendizagem significativa no contexto de Física no período remoto. Os resultados apontam para um expansivo leque na utilização de metodologias/atividades no âmbito de Física no contexto pandêmico. Com isso, o estudo mostrou-se satisfatório de modo a perceber reflexos assertivos quanto aos métodos aplicados de modo a contribuir para um acervo descritivo sobre os conceitos ligados à Física.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1353EM BUSCA DO PRÊMIO NOBEL: UM JOGO DIGITAL MULTIPLATAFORMA E MULTITEMÁTICO2023-11-20T14:31:15+00:00Eliabe Maxsuel de Aquinoemaxsuel@gmail.comFarnésio Vieira da Silva Dinizfarnesio123@gmail.comGeovani Ferreira Barbosagferreira@ufersa.edu.brCarlos Alberto dos Santoscas.ufrgs@gmail.com<p>Apresenta-se neste trabalho a versão 1.0 do jogo “Em busca do Prêmio Nobel” (EBPN). Trata-se de um jogo multiplataforma e multitemático, tipo tutorial com alguns elementos similares àqueles presentes em jogos RPG. Duas funcionalidades importantes foram acrescentadas à versão beta, uma de natureza administrativa e outra pedagógica. A primeira refere-se à possibilidade de o professor criar e administrar várias turmas, e a segunda refere-se à inclusão de laboratórios virtuais do portal PhET. Em ambas as versões, o conteúdo de aprendizagem é apresentado sob a forma de hipertextos e de mapas conceituais. Minibiografias das personalidades mencionadas no material didático são apresentadas como um elemento cultural. O conteúdo abordado na versão atual é a eletrodinâmica, e os textos utilizados no jogo foram elaborados de acordo com a teoria de aprendizagem de David Ausubel. Na avaliação preliminar, realizada após uma aplicação informal, os alunos corroboraram opiniões favoráveis emitidas pelos alunos que participaram da aplicação da versão beta, que abordou a atomística. </p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1354SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM ABORDAGEM CTSA PARA FORMAÇÃO ÉTICA NO ENSINO DE FÍSICA2023-11-20T14:35:44+00:00Gabriel Scoparo do Espírito Santo gse.santo@unesp.brMoacir Pereira de Souza Filhomoacir-pereira.souza-filho@unesp.br<p>Neste estudo, busca-se efetuar uma contribuição à formação ética dos estudantes no contexto das aulas de física ministradas no ensino regular de escolas públicas. O propósito é desenvolver a capacidade reflexiva em termos éticos como uma faceta permanente da educação cidadã. Para tal fim, são propostas duas sequências didáticas, nas quais os temas selecionados são “a produção e o consumo de energia elétrica no âmbito nacional”, bem como “a origem do universo”, visando incorporar a perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) ao ensino de física. O referido movimento defende uma visão holística da ciência, considerando suas raízes sociais e suas implicações ambientais. Nessa abordagem, o foco não repousa na mera assimilação abstrata de conteúdos descontextualizados, mas sim na utilização do conhecimento científico em tecnologias específicas ou em situações concretas que permitam melhorias ou soluções para problemas, ao passo que também se busca estabelecer conexões históricas entre a ciência, os interesses da sociedade e as tecnologias disponíveis. Essa perspectiva procura combater a noção de uma ciência linear e destituída de vínculos com os interesses econômicos vigentes na sociedade. Por meio dessa abordagem, pretende-se viabilizar a discussão de questões éticas sem interromper o conteúdo escolar, conferindo à ética um estatuto verdadeiramente transversal, conforme preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1355ESTUDO DE CASO COM EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE VELOCIDADE MÉDIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL2023-11-20T14:39:04+00:00Jonas Guimarães Paulo Netojonas.guimaraes@ifce.edu.brFabrício Camelo Santana da Silva Fariasfabricio.camelo.santana07@aluno.ifce.edu.br<p>Este estudo teve como objetivo verificar a eficiência do estudo de caso no ensino da Física, especificamente do tema velocidade média, utilizando-se da experimentação como recurso complementar. A sequência didática, aplicada para uma turma de 9º ano, envolveu a resolução de um caso denominado "Passando dos limites", seguida por aulas teóricas e práticas. Os resultados revelaram que os alunos apresentaram uma evolução significativa em suas soluções para o caso, demonstrando um maior entendimento dos conceitos físicos abordados. Além disso, os alunos perceberam a relação do caso com seu cotidiano e manifestaram interesse no estudo de casos como metodologia de ensino, destacando a relevância de trazer exemplos do dia a dia para facilitar a aprendizagem. Os resultados apontam para a eficácia do estudo de caso em promover uma aprendizagem significativa, aproximando a Física do contexto dos alunos. Também sugerem a importância de complementar o estudo de caso com práticas experimentais, proporcionando uma abordagem mais completa e enriquecedora. Em suma, este estudo evidencia que o estudo de caso é uma metodologia eficiente para o ensino de Física, promovendo o desenvolvimento de habilidades científicas e o sentido da aprendizagem para os estudantes.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1356O ENSINO DE FÍSICA NO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (UPT) DA UFRB: TECENDO ALGUMAS REFLEXÕES2023-11-20T14:42:57+00:00Klayton Santana Portoklayton@ufrb.edu.brRita de Cácia Santos Chagas rita@ufrb.edu.brLuana Silva Santana luanas.uesb@hotmail.com<p>Este artigo tem como objetivo refletir sobre as ações desenvolvidas no ensino de Física do UPT/UFRB, no ano de 2022, de modo a tecer algumas reflexões sobre estas ações e as principais dificuldades enfrentadas em seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho, desenvolvemos uma pesquisa documental e colaborativa, de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram consideradas as gravações das reuniões mensais de planejamento da área de Física, desenvolvidas pelo coordenador da área juntamente com três professores/monitores, referentes aos meses de junho a novembro de 2022. Estas reuniões foram conduzidas de modo que constituíssem um grupo focal. Os resultados nos mostram que as ações desenvolvidas no ensino de Física contribuíram para trazer diversos benefícios para estes estudantes e para os professores/monitores, dentre estes, destacamos a melhoria no desempenho no ENEM e em vestibulares de universidades públicas baianas; estímulo à continuidade dos estudos e, não menos importante, destacamos a formação dos professores/monitores, uma vez que estes foram envolvidos em um curso de formação, desenvolvido ao longo de todas as etapas do Programa.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1357SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES BASEADA NOS PRINCÍPIOS FACILITADORES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA PARA O ENSINO DE ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES2023-11-20T14:47:43+00:00Marília Britto Corrêa de Oliveira marilia.oliveira@riogrande.ifrs.edu.brDiana Paula Salomão de Freitas diana.freitas@ufpel.edu.brMárcia Maria Lucchese marcialucchese@unipampa.edu.br<p>O presente artigo apresenta a elaboração, implementação e avaliação de uma sequência de atividades sobre Energia e suas transformações. Foram abordados os seguintes conceitos: energia, transformação de energia, consumo de energia elétrica e algumas fontes de energia renováveis e não renováveis. O objetivo deste trabalho foi compreender sobre o ensino e aprendizagem de Energia e suas transformações de forma contextualizada, em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Alegrete -RS. A elaboração da sequência de atividades foi embasada na Aprendizagem Significativa Crítica (ASC). A sequência foi composta por experimentos, simulações, um jogo didático e buscou proporcionar aulas de Física mais agradáveis e divertidas, permitindo associar o aprendizado de forma significativa e prazerosa. Os resultados obtidos a partir da aplicação desta sequência mostraram os alunos mais participativos, interagindo de forma ativa nas atividades propostas, negociando significados, propondo questionamentos e argumentando sobre os conteúdos por meio das diversas atividades<strong>.</strong> Considera-se que a sequência de atividades teve um papel significativo em relação à melhoria do ensino e aprendizagem, tanto na questão do conteúdo bem como na questão de tornar os alunos sujeitos mais críticos perante sua aprendizagem.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1358SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE DILATAÇÃO TÉRMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE FÍSICA TÉRMICA2023-11-20T14:52:08+00:00Felipe Aragão Freirefelipearagaofreire@hotmail.comAdjane da Costa Tourinho e Silvaadjane@academico.ufs.brDivanizia do Nascimento Souzadnsouza@academico.ufs.brElton Daniel Oliveira do Nascimentoeltondaniel@msn.com<p>A importância da criação e manutenção de ambientes que proporcionem uma sociedade cientificamente alfabetizada tem ganhado cada vez mais espaço no campo da pesquisa em Educação em Ciências. O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) tem se destacado como um potencial promotor da Alfabetização Científica. Trata-se de uma abordagem didática que permite aos alunos a apropriação de formas de construção de conhecimentos por meio do engajamento em práticas características de comunidades científicas disciplinares. Dentre as possibilidades para o desenvolvimento do EnCI, a utilização de Sequências de Ensino Investigativas (SEI) demonstra ser um caminho viável. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre a estruturação e o desenvolvimento de uma SEI sobre dilatação térmica, analisando as suas relações com as práticas epistêmicas performadas pelos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 2º ano do nível médio de uma escola pública do Nordeste, durante três encontros virtuais em momentos destinados à disciplina Física, no período da pandemia da Covid-19. A análise considerou categorias de práticas epistêmicas presentes na literatura e outras elaboradas durante a pesquisa. Verificou-se que a estrutura da SEI favoreceu o desenvolvimento de uma variedade de práticas epistêmicas, prevalecendo aquelas inseridas na instância social de comunicação do conhecimento. O artigo também contribui para a reflexão sobre materiais didáticos que se voltam para o favorecimento da Alfabetização Científica a partir de práticas epistêmicas em ambientes virtuais de aprendizagem, fato que ainda se constitui em uma lacuna na produção acadêmica voltada a este conceito.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1388DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS BASEADOS EM METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA’s) ATRAVÉS DA APROPRIAÇÃO DA CULTURA MAKER2023-12-04T21:07:34+00:00Patrícia Bastos da Silvaenfbastospatricia@gmail.comMarcus Túlio de Freitas Pinheiromtpinheiro@uneb.br<p>O referido estudo aborda uma proposta sobre o desenvolvimento de experimentos baseados em metodologias ativas: uma experiência com uso de Recursos Educacionais Abertos (REA’s) através da apropriação da cultura maker. Aplicação no ensino fundamental II no componente curricular ciências na Escola Municipal Professora Marizélia de Jesus Rocha, no município de Santo Estêvão/BA. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é propor a apropriação de Recursos Educacionais Abertos (REA’s) através da cultura maker, no ensino experimental de ciências para contribuir no processo de ensino e aprendizagem nas aulas práticas de ciências no ensino fundamental II, da escola municipal Marizélia de Jesus Rocha Leal no município de Santo Estêvão/BA. A metodologia aplicada neste estudo é do tipo participante e aplicada de natureza qualitativa, método analítico de níveis descritiva e explicativa, com fontes primárias, técnicas bibliográficas e estudo de campo, e quanto aos instrumentos, foi desenvolvido um diário de bordo. Os sujeitos são os discentes do 9º ano do ensino fundamental II da referida escola. Pretende-se trazer um legado não só para a escola em estudo, como também para a sociedade, incentivando outros professores de outras disciplinas a adotarem essa metodologia. As ações futuras estão direcionadas a continuar contribuindo e alimentando a plataforma, tentando, juntamente com a escola em questão, criar um labmaker físico, assim que surgir um espaço.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1399PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE ELETRICIDADE: CONEXÕES NA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE UM PRODUTO EDUCACIONAL DIGITAL2023-12-11T19:47:47+00:00Luiz Fabiano Lucas Araújoprofessor.luizfabiano.fisica@gmail.comFilomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moitafilomena_moita@hotmail.comMelquisedec Lourenço da SilvaMelquisedec.silva@ifrn.edu.br<p>O pensamento computacional pode ser compreendido como um conjunto de habilidades fundamentais aos cientistas da computação e de relevante papel na formulação e resolução de problemas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento. No ensino-aprendizagem de física, é possível identificar algumas habilidades tratadas na literatura como pilares do pensamento computacional. Com o objetivo de estabelecer conexões com o estudo de conceitos de eletricidade, apoiamo-nos em Griffiths (2011), Wing (2006; 2017) e Brackmann (2017). Para tanto, tomamos como objeto de pesquisa um produto educacional digital. Como resultado da análise realizada temos o estabelecimento de conexões importantes na estratégia didática da referida ferramenta de ensino-aprendizagem.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1334DOSSIÊ PESQUISA TRANSLACIONAL E PRODUTOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA2023-11-20T12:46:51+00:00Marcello Ferreiramarcellof@unb.brOlavo Leopoldino da Silva Filhoolavolsf@unb.brMichel Corci Batistaprofcorci@gmail.comRoberto Vinícios Lessa do Coutoroberto.vinicios.86@gmail.com<p>Neste editorial do <em>Dossiê Pesquisa Translacional e Produtos Educacionais no Ensino de Física</em>, é feita a apresentação e a análise da constituição dos 48 artigos aceitos para o comporem (entre 70 submetidos), distribuídos em três revistas científicas: Revista de Enseñanza de la Fisica (REF), Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) e Revista Vitruvian Cognitiones (RVC). Inicialmente, realiza-se breve introdução que aborda o Ensino de Física no Brasil e sua usa relação com as pesquisas translacionais, escopo deste editorial. Após, apresenta-se a meta-análise em conjunto com o emprego de técnicas de análise de conteúdo, para, então, aplicá-las ao <em>corpus</em> produzido a partir desses artigos. Como resultado, percebeu-se que as pesquisas buscam a aprendizagem significativa dos conceitos físicos por meio do uso de diferentes metodologias de ensino (ou abordagens didáticas), buscando relacionar esses conhecimentos com o contexto social dos estudantes. Por fim, apresentam-se as considerações finais mais impactantes e chama-se a comunidade acadêmica para leitura e apreciação dos artigos publicados.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023