“PROVA ESCRITA COM COLA”: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA
Resumen
Este trabalho teve como objetivo analisar a utilização da prova escrita com cola, como recurso à aprendizagem em aulas de Química. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se na Análise de Conteúdo, a partir da qual se desenvolveu uma interpretação qualitativa. Os dados consistem em produções dos alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública do estado de São Paulo, além de questionários realizados com os alunos e entrevistas com a professora da turma. Quanto às análises das respostas às questões das provas e dos indícios de conteúdos nas colas, a maior parte dos alunos que acertaram as questões apresentaram indicativos de respostas corretas em suas colas. Quanto ao questionário proposto aos alunos, estes responderam que, para elaborar a cola, precisaram retomar o conteúdo estudado, além de terem que selecionar informações relevantes para constarem na cola. A professora em seu relato menciona tratar-se de um recurso útil, visto que os estudantes revisaram o conteúdo para preparar a cola. Desta forma, consideramos que a prova escrita com cola pode ser uma atividade que oportuniza aos alunos estudarem e aprenderem algo sobre o conteúdo didático proposto e ao professor realizar um diagnóstico das lacunas de aprendizagem dos estudantes, possibilitando uma retomada dos assuntos. Trata-se de um recurso que o professor pode usar na coleta de informações e, diante disso, tomar atitudes necessárias para potencializar a aprendizagem do estudante.