Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Claraboia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os artigos, resenhas e entrevistas são publicados em português, inglês e espanhol. Os textos devem ser concisos e consistentes ao estilo do gênero em questão.

Não serão publicados trabalhos de um mesmo autor em intervalos menores que duas edições (da mesma área: literatura/linguística).

Destacamos que a revista não cobra nenhum tipo de taxa para submissão e publicação de trabalhos. 

Os textos deverão ser submetidos eletronicamente (não serão aceitos textos enviados para o e-mail da revista).

Estão listadas abaixo a formatação e outras convenções:

As produções devem ser enviadas sem identificação de autoria. A identificação deve ser realizada via plataforma SEER, que disponibiliza para o autor campos específicos para serem preenchidos, no momento do envio da submissão. 

Seção Artigos:

a) O texto não deve exceder 30 páginas, com no mínimo 10 páginas, redigido em papel formato A4 (21 cm por 29,7 cm), preferencialmente em MS-Word 7.0 (95), MS-Word 97 ou versão superior para Windows (PC). Incluir dentro de 30 páginas figuras, tabelas, gráficos, referências e notas.

Figuras, tabelas e gráficos devem ser inseridos no texto, logo após a sua citação, em hipótese alguma podem ultrapassar as dimensões do corpo do texto. As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e devem ser preferencialmente gravados no formato jpg. 

b) Fonte do texto: Garamond, tamanho 12, espaçamento antes 0 pt e depois 0 pt, espaçamento entrelinhas 1,5, alinhamento justificado, e margens de 3,0 cm (superior e esquerda) e de 2,0 cm (inferior e direita). Os parágrafos devem ser de 1,25 cm. Subtítulos sem adestramento, em negrito, sem numeração, apenas a primeira letra maiúscula. 

c) Obedecer à seguinte sequência:

- Título (caixa alta, negrito, centralizado, tipo da letra: Monotype corsiva, tamanho 20); Espaçamento entre linhas simples.

- Título em inglês (caixa alta, sem negrito, em itálico, centralizado, tipo da letra: Garamond, tamanho 11) Espaçamento entre linhas simples.

- Resumo e palavras-chave em português seguidos de resumo e palavras-chave em inglês (máximo 200 palavras e 5 palavras-chave). Os termos Resumo e Palavras-chave devem ser em negrito e com a inicial maiúscula. Não serão aceitos abstracts produzidos por versão eletrônica como, por exemplo, o tradutor de computador. A primeira letra de cada palavra-chave (e keyword) em maiúsculo, separados por ponto. Espaçamento entre linhas simples.

- Texto: evitar o uso de negrito no corpo do texto, utilizando-o apenas nos tópicos indicados. Nome de livros e palavras em destaque devem vir em itálico.

- Referências (sem adentramento, em negrito). As obras devem vir apresentadas em espaçamento entre linhas simples.

Observar:

as citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas:

  1. Um autor: (BAKHTIN, 2003);
  2. Dois autores: (DOLZ e SCHNEUWLU, 2004);
  3. Três ou mais autores: (BRONCKART et al., 1996);
  4. Citações com menos de três linhas devem ser incorporadas ao texto entre aspas;
  5. Citações com mais de três linhas deveram ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre linhas, corpo de 11 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto.

Referências (em negrito, somente a primeira letra maiúscula) - Observar as normas da ABNT (NBR-6023). Os títulos das obras citadas devem ser grafadas em itálico. Espaçamento simples entre linhas.

Notas de rodapé: Garamond, tamanho 10, justificado, espaçamento simples.

Seção Resenhas: seguir os mesmos parâmetros de formatação da seção Artigos, com exceção do número de páginas - as resenhas devem ter de 4 a 10 páginas, contendo a descrição e a crítica de obras, livros, teses, monografias recém-lançadas. De forma mais específica, as resenhas de livros - publicados no Brasil (nos últimos 3 anos) ou no exterior (nos últimos 5 anos).

Seção Entrevistas: seguir os mesmos parâmetros de formatação da seção Artigos, com exceção: do número de páginas - as entrevistas devem ter de 4 a 10 páginas; não é preciso apresentação de resumo e palavras-chave (em português e em inglês). Entrevistas com autores das áreas de Linguística e Literatura - brasileiros e estrangeiros - que tratem de temas relevantes para a área.

Seção "Farol" - essa seção tem por objetivo divulgar artigos, resenhas e entrevistas de autoria de alunos de graduação ou pós-graduação lato sensu que resultem da participação em projetos como PIBIC (bolsista ou voluntário), PIBID, Universidade Sem Fronteiras, Ciências sem Fronteiras, Trabalhos de conclusão de curso de graduação e de pós-graduação lato sensu.

Os trabalhos publicados na seção "Farol" devem seguir os mesmos critérios de formataçao das seções: Artigos, Resenhas e Entrevistas.  

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está com espaço 1,5; usa fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excetoem endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto e não ao final do documento como anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  6. Foram retirados das produções (artigos, resenhas e entrevistas) o(s) nome(s) do(s) autor(es)
 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Claraboia o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.