Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Argumenta Journal Law, de periodicidade quadrimestral, destina-se à publicação de textos originais de Ciência Jurídica, Ciências Sociais Aplicadas, e Ciências Humanas, que estejam dentro de suas linhas editoriais (JURISDIÇÃO, DIREITOS FUNDAMENTAIS E EFETIVIDADE DA JUSTIÇA; FUNÇÃO POLÍTICA DO DIREITO E TEORIAS DA CONSTITUIÇÃO; e  DIREITOS E VULNERABILIDADES), com o propósito de difundir, em nível nacional e internacional, as reflexões dos pesquisadores de temas relacionados com a Justiça e a Exclusão Social.
O Conselho Editorial recomenda que os trabalhos que lhe forem encaminhados sejam inéditos. Preferencialmente serão publicados artigos, resenhas de obras recentes (publicadas último ano), resumos de dissertações e teses, e entrevistas relacionadas com as linhas editoriais. Os autores cedem os direitos autorais dos artigos publicados para o Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da UENP.
Os dados e conceitos emitidos, bem como a exatidão das referências são de inteira responsabilidade dos autores.

Processo de Avaliação pelos Pares

Poderão ser encaminhadas submissões nas quais pelo menos um dos autores possua o título de Doutor.

Todo artigo será submetido a pelo menos dois pareceristas por meio do sistema duble blind per revew. Os pareceristas não conhecerão a autoria dos artigos submetidos. Caso o texto obtenha dois pareceres favoráveis será encaminhado para o banco de artigos aprovados e publicado nas edições subseqüentes da revista.

Caso haja pareceres divergentes, ou sugestões de modificação do texto, o Editor chefe decidirá e comunicará o Conselho Editorial.
Os originais não serão devolvidos em nenhuma hipótese.

Serão considerados na avaliação: 1 - a aderência às linhas editoriais; 2 - originalidade do texto; 3 - forma de apresentação (introdução, desenvolvimento e conclusão); 3 - contribuições para o desenvolvimento da pesquisa sobre Justiça e Exclusão; 4 - observância das normas da ABNT.

O tempo máximo de avaliação dos artigos é de 3 (três) meses, devendo o autor ser comunicado do resultado da avaliação.

Poderão ser recrutados avaliadores para integrar e auxiliar o Comitê técnico-científico de forma "ad hoc", entre pesquisadores da área, que desenvolvam temáticas pertinentes às linhas editoriais da revista e com títulação de doutor.

Quando houver pesquisa com seres humanos ou animais é necessário encaminhar, juntamente com o texto, parecer do Comitê de Ética respectivo.

Periodicidade

Quadrimestral (com previsão de publicação para os meses de abril, agosto e dezembro)

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Pagamento de taxas

Não há cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados na Argumenta Journal Law

Sponsors

A Argumenta Journal Law é fomentada pela Fundação Araucária

http://www.fundacaoaraucaria.org.br/ e pela CAPES.

Histórico do periódico

A Argumenta Journal Law, fundada em 2001, de periodicidade semestral, destina-se à publicação de textos originais de Ciência Jurídica, Ciências Sociais Aplicadas, e Ciências Humanas, que estejam dentro de suas linhas editoriais, com o propósito de difundir, nacional e internacionalmente, as reflexões dos pesquisadores de temas relacionados com a Justiça e a Exclusão Social.

Atualmente a revista encontra-se classificada como A4 no Qualis CAPES.