“LÍDERES POPULISTAS E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO ANÁLISE DO BOLSOTRUMPISMO COMO AVANÇO DO POPULISMO CONTRA O CONSTITUCIONALISMO DEMOCRÁTICO”

Autores

  • Dilermando Aparecido Borges Martins
  • Estefânia Maria de Queiroz Barboza de Queiroz Barboza Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as relações entre populismo, democracia e a atuação dos presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro. Para tanto, parte do conceito de populismo baseado na literatura norteamericana de autores como Mark Tushnet e Kim Scheppele, além de compreender a democracia na atualidade com os estudos de Francis Fukuyama e outros. Ainda, analisaram-se algumas condutas e discursos dos dois presidentes, a fim de compreender em que medida se aproximam do populismo ou oferecem riscos à democracia. O método utilizado foi o dedutivo, com pesquisa bibliográfica e revisão de literatura.

Publicado

28-02-2025

Como Citar

Aparecido Borges Martins, D., & de Queiroz Barboza, E. M. de Q. B. (2025). “LÍDERES POPULISTAS E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO ANÁLISE DO BOLSOTRUMPISMO COMO AVANÇO DO POPULISMO CONTRA O CONSTITUCIONALISMO DEMOCRÁTICO”. Argumenta Journal Law, 44(44). Recuperado de https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1193